quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Volta à Caldeira - Furna do Enxofre (PR2 Graciosa)














Este é o primeiro PR sinalizado que faço nos Açores. A volta à Caldeira e a visita à Furna do Enxofre prometem um passeio muito bonito.

A Caldeira da Furna do Enxofre é parte da Reserva de Biodiversidade da Graciosa, o que significa que é um local com regras e protecção ambiental mais apertadas. É um vulcão activo com uma chaminé de enxofre efervescente e libertação de gases no interior de uma caverna que se visita descendo por uma escadaria.
Não foi possível visitar a Furna porque os níveis de dióxido de carbono estavam muito altos. Os níveis de emanação de gases tóxicos são constantemente monitorizados por aparelhos existentes no interior da gruta. É seguro descer lá baixo,  só quando há a certeza absoluta de que os níveis são adequados as visitas são permitidas. O moderno edifício da recepção tem uma exposição da geologia da ilha em quadros interactivos e painéis informativos. Este local é um dos cinco candidatos Açorianos às Sete maravilhas Naturais de Portugal.

O caminho pedestre inclui a Furna do Enxofre e o perímetro exterior do cone vulcânico da Caldeira, podendo-se observar quase toda a costa da ilha, o que é muito interessante para conhecer e ficar com uma perspectiva paisagística bastante abrangente da ilha. Do lado Norte observam-se a Serra Branca e a Serra das Fontes, a Nascente o ilhéu da Praia e a Sul os ilhéus da Restinga e de Baixo.

A Furna da Maria encantada é uma pequena gruta que dá acesso interior da caldeira de onde se tem uma panorâmica muito bonita de toda a vegetação envolvente. A ilha de São Jorge é visível numa parte significativa deste trilho. Se não houvesse um tecto de nuvens densas sobre São Jorge também seria possível observar a ilha do Pico e o seu cume de 2350metros de altitude.

Dos três percursos pedestres sinalizados na ilha Graciosa ( fiz dois deles) este será provavelmente o mais bonito, completo e gratificante pelas panorâmicas muito abrangentes, pela vista constante que se pode ter (quando o céu está limpo)  sobre as outras ilhas do Grupo central, pela vista incrível do mar e de alguns ilhéus, pela diversidade de aspectos e cores que proporciona. Sem dúvida o primeiro a fazer para quem um dia visitar a ilha Graciosa.

Para mais informações sobre este PR 2 e todos os outros que colocarei neste blog consulte o sítio http://www.trails-azores.com/

Sem comentários: