domingo, 8 de agosto de 2010

Monte Brasil (PR4 Terceira)

















O Clima nos Açores é muito imprevisível, diz-se que fazem as quatro estações num dia. A manhã estava encoberta e com chuva para os lados da Serreta e desisti de fazer o percurso pedestre da Lagoinha. Fomos pela costa até aos Biscoitos para fazer praia, estava a chover. Resolvemos ir para Angra e passear na cidade, seguimos pela costa quase sempre com chuva. No interior as montanhas continuavam sombrias e escondidas pelas nuvens. Olhando para o mar via-se sol e chuva. Em Angra o tempo estava encoberto mas não tão chuvoso. Resolvi arriscar e fazer o percurso pedestre do Monte Brasil, O PR4 da Terceira. Terminei com sol e a fazer praia no Porto das Pipas. Ao fim da tarde reapareceram uns chuviscos e fez-se um meio arco - íris sobre a marina de Angra.

O PR 4 da Terceira começa no serrado do Relvão, local onde o exército liberal de D. Pedro IV realizava desfiles militares antes de embarcar para o continente e iniciar a revolta contra o poder absolutista. Atravessa o túnel que também dá acesso ao interior do Monte Brasil e à fortaleza de São João baptista, construída no tempo do domínio Filipino.

Este percurso pedestre não abrange a totalidade dos caminhos interessantes que podem ser realizados no monte. Quando se começa a subir para o parque de merendas, após a ermida de Santo António, o caminho tem continuação mais duzentos metros. Vale a pena seguir em frente estes metros e depois voltar para atrás para retomar o trilho. É um troço agradável com vista para Angra e os Ilhéus das Cabras e com funchos na berma que exalam um cheiro doce.

No regresso ao trilho, começa a subida até ao Pico do Facho. O ponto mais alto do Monte Brasil com 250 metros de altitude e com o posto semafórico de onde se enviavam os sinais às embarcações que passavam pelo porto de Angra. Depois segue-se uma descida até um pequeno forte sobre um precipício, atravessando uma zona de muita vegetação em que predomina o incenso, a urze e o loureiro.

Na vigia da baleia observa-se a ilha de São Jorge e com melhor tempo ainda a ilha do Pico. Outro troço interessante que não faz parte deste PR é o caminho até ao Pico do Zimbreiro. Aconselho novamente um pequeno esforço e fazer este troço até este local de onde se pode desfrutar de uma vista excelente sobre São Mateus e a costa Ocidental da ilha. Após a descida da vigia da baleia segue-se a seta que indica este pico, é um desvio que demora vinte minutos.

Retomando o caminho sinalizado, segue-se até ao Pico das Cruzinhas que têm o Monumento Comemorativo dos 500 anos do Povoamento da Ilha Terceira, que se iniciou em 1432, algumas peças de artilharia anti-aérea, paióis de munições e guaritas de protecção. O Monte Brasil, devido às suas características físicas, adquiriu desde o início do povoamento importância militar. O Forte de São João Baptista com as suas muralhas imponentes , fosso e catacumbas onde estiveram reclusos algumas personagens da nossa História, sendo as mais conhecidas o Rei D. Afonso VI, numa casa que ficou conhecida pela Casa do Regalo e Gungunhana, o Régulo Moçambicano capturado por Mouzinho de Albuquerque. Ainda hoje vivem na Terceira os descendentes deste rei Africano.

Segue-se descendo pelo parque de merendas por uma caminho de terra até à estrada alcatroada que sai do Monte Brasil.

Percurso agradável, bonito, central (encostado à cidade de Angra), com uma vertente histórica e a exigir nas subidas algum esforço.


Porto das Pipas
Marina do Porto das pipas

Sem comentários: