quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Monte de Nossa Senhora da Ajuda (Santa Cruz da Graciosa)


















O monte de Nossa Senhora da Ajuda fica sobranceiro à vila de Santa Cruz da Graciosa. Tem 280 metros de altitude e foi ao longo dos séculos um local privilegiado para vigiar a aproximação dos corsários que faziam razias na ilha e as baleias quando era tempo de caça. Tem três ermidas: a de Nossa Senhora da Ajuda, São Salvador e São João.


É uma boa caminhada que de faz desde o centro da Vila, uma subida puxada que demora vinte minutos mas que compensa pela panorâmica que se tem sobre a vila e a costa Norte da ilha. Na encosta deste monte foi construída uma praça de touros, aproveitando o seu relevo e inclinação.

A Graciosa foi inicialmente povoada por mareantes que se deslocaram da ilha Terceira, sendo o seu primeiro povoador Vasco Gil de Sodré que se instalou no lugar da praia com a sua família e alguns criados. Santa Cruz é uma vila de casas brancas, palácios e igrejas do século XVI. Nunca sofreu um grande tremor de terra ao contrário de outras ilhas, por isso conseguiu manter uma traça arquitectónica bastante tradicional.







Sem comentários: