quinta-feira, 1 de abril de 2010

Caminho Francês de Santiago. Primeira Etapa: Ponferrada - Villafranca del Bierzo



Distância: 22,7 Km
















Chegado a Ponferrada, a minha prioridade é encontrar o Albergue de Peregrinos para comprar a Credencial. Mostro o meu BI e pergunto ao hospitaleiro se tem alguma sugestão para me dar.

- Não te preocupes Paulo. Há muitos albergues a partir de Villafranca Del Bierzo, hás-de arranjar lugar, se não for num albergue há-se ser no outro.

Pago 1 € pela credencial e agora acho que não me falta nada para iniciar o caminho.

Os picos nevados das montanhas de Ancares estão sempre presentes ao longe e passo entre pomares e vinhas mais para o fim da etapa. Esta é uma região produtora de vinhos.

Não consigo reflectir muito no caminho, só quero chegar e comer. Estou com fome e sinto-me estranhamente cansado. É a primeira etapa e apesar de ser curta, o meu corpo ainda não se adaptou.


Chego a Villafranca del Bierzo ao fim da tarde. Alojo-me no albergue municipal e de seguida procuro um restaurante para jantar. È Quinta – Feira Santa. Tenho dificuldades em encontrar um lugar calmo porque todas as famílias  vieram para a rua, os homens andam de fato e gravata e as mulheres com vestidos de noite, todas bem pintadas e aprumadas. Os bares estão cheios de pessoal a beber vinho e uma limonada tradicional desta época. Por fim consigo arranjar um lugar livre num restaurante com muita agitação.

Quando saio para a rua está-se a iniciar o cortejo da Semana Santa. Há alguns milhares de pessoas a assistir.

- Então é por isso que toda a gente anda muito bem vestida!
Espanha tem muita tradição e convívio nas Festas da Semana Santa. Nestes rituais solenes e sérios, que lembram o calvário e a morte de Cristo, come-se e bebe-se muito bem.  Há a ideia comum de que a religião inibe o divertimento e o convívio, mas pelos vistos não. Em Espanha é um motivo para vir para a rua celebrar e gastar em bares.

Castelo de Ponferrada



A distância que terei que percorrer desde este ponto, albergue de Ponferrada

Ponferrada


Região Vinhateira de El Bierzo



Albergue de Villafranca del Bierzo


A minha primeira cama do caminho


2 comentários:

Anónimo disse...

Bom CAMINO companheiro, e que o tempo seco te acompanhe! Um abraço, Pimenta.

Anónimo disse...

Individualização prazeroza neste espaço, reflexôes deste modo realção ao indivíduo que reflectir aqui .....
Escreve muito mais do teu espaço, aos teus amigos.