sábado, 17 de abril de 2010

Trilho da Penoita














O trilho da Penoita em Vouzela tem aproximadamente 13 Km de extensão e é circular, com uma alternativa de apenas 4 Km. Começa no parque de merendas da mata com o mesmo nome, um excelente local com muita sombra e sossego.

Todo o percurso está bem sinalizado, excepto o tramo entre a aldeia de Covas e o Bicão dos Conqueiros, cuja não renovação da sinalização por parte da Câmara Municipal de Vouzela é intencional. Esta pretende apenas que seja feito o restante trajecto. Há dúvidas quanto à autenticidade do Bicão como um verdadeiro menir, ou se é apenas uma rocha colossal que lembra um menir. O Percurso fica na Serra do Caramulo. As aldeias, vegetação e fauna são as características desta zona.

Em Vouzela não podemos vir embora sem comprar alguns dos seus  doces típicos: o Pastel de Vouzela, muito parecido com o de Tentúgal, o Folar, um tipo de pão doce...

A caminhada foi organizada pela Câmara Municipal e os participantes têm direito a receber uma recordação do município e a participar no Concurso de fotografia. Para mais informações, consultar este sítio.

Aqui ficam algumas fotos.

Mata da Penoita
mata da Penoita

Adicionar legenda
Dólmen da Malhada do cambarinho

Adsamo


Em 1931 o meu avô trabalhava em Folgosa, Castro Daire, e o meio de transporte usado para a viagem era o Comboio, que vinha de Espinho até São Pedro do Sul, e depois a camioneta.

O que resta da linha, agora transformada em passeio pedonal sobre a ponte




Esta locomotiva é ainda mais antiga, terá perdurado até esse ano de 1931?






Sem comentários: