sexta-feira, 20 de maio de 2011

Choque Cultural na Coreia do Sul














Nao tem sido nada facil escrever o que quer que seja. Nao liguem a falta de acentos, estou a trabalhar num teclado misto de Coreano e Alfabeto Latino, descobrir como conseguir escrever assim ja nao e nada mau. Sou um verdadeiro analfabeto para compreender esta gente. Quase ninguem fala Ingles, os poucos que falam, falam mal e com um sotaque dificil de entender.ㄴ디ㅗㄷㄴ ㅡㅐㄴㅅㄱ므ㅐㄴ ㅕㅡ ㅡ멤.  Veem, sem querer comeco a escrever coreano, basta clicar na tecla errada. Mostro um mapa em Ingles, tenho   a impressao que nao entendem sequer  o alfabeto latino.
뭉댜 ㅔㄷㄱ야애 ㅕㅡㅁ, outra vez...Andei perdido uma hora no centro de seoul a procura de uma guesthouse que ninguem conhecia.
Um tipo mete conversa comigo, fala Ingles, o que procuro?
- Songwontel, guesthouse. - respondo
- where are you from? - O tipo quer saber de onde sou sem me ter dito ou tentado sequer dizer onde fica o hotel, faco-me desentendido.
- I don't understand. Do you know where is this hotel? - mostro o mapa.
O tipo faz outra pergunta qualquer, estou a ver que quer conversa. E melhor nao dar mais confianca, estou sozinho, tenho que ter cuidado.
- Thank you. - despeco-me e desapareco da beira dele.
Deambulo   pelo quarteirao. Tem de ser aqui, vou consultando o mapa de vez em quando. Ha muitos restaurantes, snacks, tendas nos passeios a vender comida estranha.  Uma avenida principal  cheia de neons, edificios  modernos, arranha ceus luminosos e ruelas  estreitas que ali vao desembocar. Comeco a ficar cansado de ninguem me entender e de falar para o boneco.
Entro num hotel que nao e o que procuro, o tipo nao entende patavina mas tenta fazer negocio, quer alugar o quarto.
So quero saber onde fica o songwontel. O tipo tenta fazer negocio, mostra a lista de precos. 
 -Nao quero,  ja fiz reserva noutro hotel: SONGWONTEL, conhece? - soletro devagarinho a ver se o homem me entende e ajuda. Nada!
ㅆ밒ㄷㅋ ㅁ벼ㅑ ㅡㄷ ㅔㅕㅇㄴㄴ ops! So quero encontrar o hotel e alguem que me explique convenientemente as coisas. Finalmente decido ligar deste hotel para o outro hotel, tenho comigo a reserva que fiz no booking. com.  Ligo. Atende uma fulana que so fala Coreano:
- Do you speak english ?-  Pergunto desnecessariamente.
Ela continua a falar em coreano com a maior das naturalidades. Desisto. Desligo-lhe o telefone na cara.
Ha uma historia curiosa acerca do telefone, depois conto.
Saio para a rua, observo o mapa. Encontro um senhor que  finalmente (Aleluia!) reconhece o que quero dizer...S O N G W O N T E L?  A minha pronuncia era  totalmente diferente da  Coreana.O  Senhor disse qualquer coisa parecido  e eu, desesperado, acreditei que devia ser aquilo.
- Sim, deve ser isso - diz-me para o seguir. Vou atras dele ate uma viela muito proxima. Vejo um letreiro luminoso:  SONGWONTEL. Fico radiante. Faco uma venia tremenda e um sorriso enorme ao Senhor. Na Coreia cumprimentam-se as pessoas  baixando a cabeca.   O senhor simpatico entendeu o meu alivio e sorriu tambem.
O hotel (guesthouse)  e uma espelunca, tenho internet gratuita o  que nao mau. Esta no centro de Seoul, o que tambem nao e nada mau. Pago 45000 Wons por noite, mas preferia pagar um pouco mais e ficar num sitio com alguem na recepcao que fale ingles e menos espelunca.  Mais meia hora de conversa de surdos com a  senhora que me atendeu ha bocado. Quer que lhe pague as duas noites adiantadas.  Era o que faltava!! Pago hoje a primeira   e amanha a segunda.
Arrumo as coisas e deambulo pelas redondezas sem a aflicao de ha bocado. Estou com fome. Numa das barracas de rua vendem espetada  de frango, nao quero. Noutra, vendem alimentos estranhos que nao faco ideia do que sao e nao ha ninguem para explicar. Como algo parecido com sushi panado, a vendedora faz o gesto com os palitos  a explicar para que servem.

Historia do telefone: aeroporto de seoul. Compro um cartao telefononico. Nao consigo chamar, peco a ajuda no posto de informacao turistico, afinal o cartao tem um numero que e preciso raspar, tal e qual as nossas raspadinhas. Um codigo secreto necessario  para activar o cartao. Marco os outros numeros indicados  que nao sei  para que servem, mas que tem que ser marcados e so depois os indicativos. Tento varias vezes e  nao consigo. Desta vez a senhora do posto de turismo tem a amabilidade de se deslocar a cabine e marcar o numero por mim. Parece tudo bem, diz ela e repete a operacao. Marca um numero  para confirmar, o telefone faz sinal.
- Thank you very much.
Volto a  nao conseguir. Fico exasperado e resolvo alugar um telemovel para os dias que aqui vou estar.
Nao faco roaming  porque  nao e possivel fazer ligacoes entre redes europeias e Coreanas. O roaming nao serve de nada aqui.  So mais esta para complicar!

Aeroporto de Beijing: Duas vezes controlo de passaporte. Tenho pouco tempo para o transfer e comeco a ficar o nervoso.  O guarda demora uma eternidade com os que estao a frente. Porque e tao complicado? O tipo deve ser membro do PC Chines, estao habituados a controlar tudo.  Faco o controlo e corro para a porta de embarque, apanho outro controlo.  Um miudo novo olha fixamente para o passaporte, comeco a pensar : sera que estes tipos querem um suborno? Aponto para o meu pulso, a fulana da seguranca mais atras compreende o significado.  Pergunto se ainda estou a tempo de apanhar o aviao para Seoul.

- Yes -  diz a rapariga.  Ela corre a minha frente e aponta a saida que devo seguir. Um tipo oferece me taxi ate ao terminal de embarque: 10 Yuan. Nao tenho yuans, so euros. Aceita.
Dou os unicos euros que tenho no bolso.
- 5 Euros, pode ser?-
 - Yes, Yes - Olha muito arregalado para a nota.
Tenho que descobrir quantos Yuans valem 5euros, para perceber porque  arregalou tanto os olhos.








Sem comentários: