sábado, 24 de agosto de 2019

Lousã - Senhora da Piedade

Praia da Senhora da Piedade
São apenas 35 minutos do centro da Lousã à Nossa Senhora da Piedade, com calma, em passo de passeio, pela EM 580. Há um percurso pedestre sinalizado, que já referi neste blog, unindo os dois locais. Devido ao calor intenso e ao risco muito elevado de incêndio, preferi fazer o caminho pela estrada alcatroada. 
Dei um mergulho na piscina da Senhora da Piedade, este ano com menos água, alimentada pelas águas frias da ribeira de São João. Existem outros pontos de interesse, que merecem ser visitados com mais tempo: o novo centro de interpretação do Castelo, as ermidas, o restaurante Burgo, percursos pedestres para a serra da Lousã e as aldeias de xisto. 
Regressei ao centro da Lousã e fui fotografando os belos solares, comuns na vila, construídos com o ouro do Brasil e ostentando orgulhosamente o brasão da família: a Quinta de Santo António, propriedade privada, a sede da Arcil, o Boutique Hotel e o museu etnográfico. Edifícios brasonados, reconvertidos em novas funções.
A temperatura do fim de tarde de Agosto, o corpo relaxado com o mergulho no cenário da Senhora da Piedade, as sombras do caminho, tornaram muito aprazível o deambular tranquilo pelas ruelas calcetadas do centro da vila.  Encantei-me com as fachadas senhoriais, silenciosas e asseadas. Palácios charmosos com histórias e tradições. Fascino-me com estes locais. Talvez por ser Português, tudo isto está entranhado em mim. Apetece-me continuar a descobrir Portugal. Orgulho-me com estas preciosidades, como  posso ficar doentiamente magoado com as aberrações e as asneiras que se fazem. 
Entrei no hotel boutique e visitei os jardins interiores. Vários clientes estendidos  na relva, impecavelmente tratada, à sombra dos sobreiros e na piscina. Saí e continuei o meu caminho de regresso à base. 
Bifurcação na estrada para a Senhora da Piedade 

O Castelo e a aldeia do Talasnal

Água a correr para a rua

Praia Fluvial da Senhora da Piedade 

Lousã 

Lousã

Quinta de Santo António 

Centro da Lousã 

Hotel Boutique ao fundo do lado esquerdo 

Jardim do Hotel Boutique 








Sem comentários: