segunda-feira, 12 de julho de 2010

Trilho do Águeda














O PR 6 de Águeda tem uma variante, o PR6.1 que passa pelo centro da cidade. Realizei apenas a  que segue ao longo do rio Águeda até Souto do Rio e regressa pela outra margem de novo à Praça 1º de Maio, onde iniciei o percurso.

Até Souto do Rio o caminho segue entre campos de milho e a margem do rio. Aí atravessa-se uma ponte suspensa bastante instável para o parque de merendas, a lembrar o filme do Indiana Jones e o Templo Perdido.  O regresso é realizado maioritariamente em estrada alcatroada, passando ao  lado do Palácio da Borralha, classificado como Imóvel de Interesse Público. Foi uma casa senhorial do século dezoito que esteve abandonada e recentemente recuperada como unidade hoteleira de luxo.

Esta variante do PR6 tem 5 km, bastante sombra, está bem sinalizada e é fácil. Ideal para quem está pouco habituado a caminhar e com alguma emoção - a travessia da ponte suspensa. Não aconselhável a pesos superiores a 400Kg, façam contas ao vosso peso e atravessem-na um de cada vez.

O Município de Águeda é mais um dos municípios do país a potenciar os seus recursos naturais através da criação de Percursos Pedestres, neste momento existem 6 no concelho e brevemente será inaugurado um novo trilho.

Para mais detalhes sobre este percurso e outros do Concelho de Águeda, clique aqui.

Uma instável travessia do rio Águeda junto ao parque de merendas de Souto
Palácio da Borralha
Rio Águeda




Sem comentários: