sábado, 31 de julho de 2010

Regresso à Praia da Vitória


Regresso aos Açores quatro anos depois. Estou marcado pelo tempo que aqui vivi e pelos amigos que cá estão. Venho cheio de expectativas, há muitos sítios para rever, locais importantes que me trazem recordações, e alguns amigos para para reencontrar e conviver.  Este arquipélago singular, Português, a duas horas do Porto mas ao mesmo tempo tão distante. Os preços dos voos para destinos Europeus são mais baratos. Em média 350€ por pessoa para vir aos Açores, só a viagem. Só mesmo quem tem uma ligação muito forte aos Açores pode arranjar argumentos para visitar o arquipélago e a sorte de ter amigos em algumas ilhas com casa para receber.
Estamos a ser tratados principescamente, sinto-me muito bem. O primeiro dia não defraudou as expectativas, uma caminhada, praia, bicicleta e amigos prestáveis que tudo têm feito para nos sentirmos em casa.

Foi preciso regressar aos Açores para voltar a andar de bicicleta. No continente não há ambiência que me motive a isso. Aqui há atmosfera, estradas boas e mais seguras, paisagem variada, fresca e o mar sempre por perto.

Saí do continente com o cheiro do fumo dos incêndios e temperaturas infernais de perto de 40º e encontrei a frescura de temperaturas a rondar os 25º, água do mar amena e céu encoberto a ameaçar alguma chuva (Já senti alguns pingos). Nos Açores é assim, mesmo no Verão. O que não invalida a excelência deste destino, longe da confusão, com qualidade, sossego, culturalmente rico e com tradições únicas.


Ao longo destes dias pretendo fazer algumas caminhadas nas ilhas do grupo central e fazer o ex-libris do montanhismo em Portugal, subir o Pico. O ponto mais alto do território Português com 2350 metros de altitude.

Hoje fiz uma pequena caminhada pela serra do facho, desde a Praia da Vitória passando pelo Juncal, Base americana, Santa Rita, estrada do Facho e regresso ao centro da Praia, para teminar com um belisimo mergulho nas águas tépidas dos Açores. Um dia sem vento, tranquilo, sossegado e sem águas vivas e caravelas Portuguesas. Animais da família das alforrecas que têm infestado estas águas e impedem as pessoas de tomar banho no mar, estes bichos dão umas picadas urticantes deixando queimaduras muito dolorosas na pele.

Para já ficam algumas fotos desta pequena caminhada ao redor da Praia da Vitória


Sem comentários: