quarta-feira, 21 de julho de 2010

Nas escarpas da Mizarela




Foi uma súbida muito difícil a que fiz desde o moinho da Ribeira até à parede de escalada perto de cabaços.  Parei várias vezes para descansar e beber água e fui andando devagarinho  com  o coração a bater forte. Há tempos que não fazia uma caminhada tão puxada, estou desabituado e ressenti-me.

Este PR é desgastante devido ao grande declive que tem. Primeiro desci até ao leito do rio Caima, por um caminho estreito e irregular que contorna a frecha da Mizarela, com alguns toros de madeira atravessados e muita rocha. Foi necessário recorrer às  mãos para me apoiar e descer com mais segurança em algumas partes. A subida foi o que disse:  muito difícil e desgastante, debaixo do sol quente de fim de tarde  e apoiando-me por vezes nas cordas metálicas presas à rocha. Um detalhe que demonstra o cuidado que este pessoal de Arouca tem na preservação e manutenção dos seus caminhos pedestres.

Arouca está a investir fortemente nas suas potencialidades naturais, diria que o concelho é precursor neste tipo de desenvolvimento, sustentado.  Um exemplo que, felizmente, começou a ser seguido por outros. São apostas do município, o Geoparque, com fins lúdicos e pedagógicos, as paredes de escalada, os vários percursos pedestres de pequena rota e um de grande rota, os troços de rio para canyoning e descida de rápidos, os circuitos de BTT. Aliados à divulgação do  património histórico e cultural há ainda o convento de Arouca, o mais importante do concelho, a doçaria conventual tradicional, as inúmeras capelinhas e alminhas dispersas pelas aldeias e serras, que evidenciam a religiosidade e a devoção dos antepassados.   Enfim, um concelho com um rico património histórico e natural que  que vale a pena conhecer.

Junto ao parque de campismo do Merujal iniciam-se três percursos pedestres: o PR7, PR15 e PR16.   Uma alternativa muito interessante para quem desejar passar um período de férias em contacto ativo com a natureza e conhecer aldeias serranas.   A uma distância de 15 minutos a pé fica o parque de merendas de Albergaria da Serra com a sua pequena praia fluvial, também uma opção para  banhos de sol e rio. 

No fim do percurso dei um mergulho na praia fluvial para descomprimir os músculos de tão desgastante caminhada. A água  exposta ao sol desde a manhã encontrava-se àquela hora a uma temperatura muito agradável. O Rio Caima encontra-se nesta zona num estado selvagem e puro. 

Sobre o percurso: São comuns os castanheiros junto ao rio e, na descida, entre o miradouro da cascata e o moinho da Ribeira, a vegetação é muito  frondosa. Antes de Cabaços, devido aos incêndios, a vegetação torna-se mais rarefeita e com pouca sombra.  Antes da estrada municipal, que liga Albergaria ao Merujal, há uma frondoso coberto de pinheiros bravos, entre os típicos rochedos de granito.
A Frecha (cascata)da Mizarela é uma das mais altas da Europa, com mais de 60 metros de altura.
Este PR7 de Arouca está bem sinalizado, tem 8 Km, dificuldade média/ elevada e pode ser percorrido em aproximadamente três horas.Para mais informações, clicar aqui

São Pedro do Monte
Miradouro da Frecha da Mizarela
Aldeia da Ribeira, pertencente à freguesia de Albergaria da Serra



Ponte sobre a Cascata da Ribeira da Castanheira
Rio Caima
Cordas de apoio aos pedestrianistas
Praia fluvial de Albergaria da Serra (rio Caima)



Sem comentários: