sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dunas de São Jacinto
















A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é tutelada pelo Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade. Situa-se entre o Oceano Atlântico e a Ria de Aveiro. Os ventos dominantes transportaram areias que se foram depositando e isolando a ria do mar. A vegetação rasteira começou a desenvolver-se virada para o mar, predominando os chorões e as camarinheiras. No interior da duna, mais abrigado, desenvolveu-se uma vegetação de maior porte, sendo as árvores mais comuns os Choupos Negros, Amieiros, Salgueiros Anões e Pinheiros bravos e mansos.

Existe um percurso Interpretativo sinalizado com a cor vermelha e outros mais curtos sinalizados com as cores azul, verde e amarela. Estes últimos são variações e atalhos do vermelho. Realizei este por ser o mais comprido (8Km) e completo podendo observar todos os locais interessantes da reserva, a praia e os dois lagos.

Tinha a esperança de nesta época ver muitas camarinhas e sentir a fragrância inconfundível do seu aroma. Apenas na zona marítima, mais exposta ao sol, as camarinheiras estavam com fruto, algumas tinham bagas com um aspecto bem suculento. No interior mais sombrio talvez demorem mais algumas semanas a frutificar. Quando estão no auge da frutificação o aroma espalha-se e perfuma as dunas, misturando-se com o vento e o cheiro do mar. O mês de Agosto talvez seja o mais interessante para sentir este fenómeno.

O percurso é circular, está bem definido: ora em terra batida, ora em areia ou numa mistura dos dois;  com muita caruma e pinhas dispersas pelo chão. È fácil e senti-me sempre confortável e aconchegado debaixo da temperatura amena e do abrigo da sombra.

Para mais informações técnicas e detalhes, seguir este link.







Cardo-maritimo




Camarinhas


2 comentários:

tulipa disse...

PARABÉNS pelas excelentes fotos e belos textos elucidativos de fabulosos lugares na natureza.

Vim cá ter porque encontrei um artigo seu sobre o Portinho da Arrábida.
Também ando a fazer uma reportagem fotográfica sobre um passeio de barco no rio Sado.
A pouco mais de meia hora de Lisboa, o Parque Natural da Arrábida oferece excelentes oportunidades de contacto com a natureza e de
observação de aves. A parte central do parque, chamada Serra da Arrábida, é uma
zona de grande beleza, que culmina a 500 metros no pico do
Formosinho e desce abruptamente sobre o mar.

Paulo Barros disse...

Tulipa:

Obrigado pelas suas simpáticas palavras e esclarecimentos em relação à Serra da Arrábida. Quando ali estive não caminhei no interior nem visitei o convento como gostaria. No entanto fiquei encantado com o pouco que vi, sem dúvida que é um dos sítios mais bonitos e originais de Portugal, por ser muito diferente te tudo o resto.