sábado, 31 de março de 2012

Caminho Português de Santiago: 3ª Etapa: Barcelos – Ponte de Lima (34 Km)


Até ao momento a mais bonita etapa do percurso. O caminho segue em estradas de paralelos, por aldeias antigas com casas de pedra e árvores floridas nos quintais, algumas casas senhoriais transformadas em quintas de turismo rural e muitos troços de terra batida dentro de bosques, passando ao lado de regatos e sobre pontes medievais.



Caminho quase toda a etapa na companhia de Niels, peregrino Alemão que visita pela primeira vez a península Ibérica. Tem um itinerário completamente maluco: saiu de Hamburgo para Bruxelas num voo local, em Bruxelas apanhou o avião para o Porto. No Porto apanhou o metro para o centro da cidade e começou a caminhada na Sé. Dormiu a primeira noite num bosque, próximo de Vilarinho, com mais dois alemães. Tem que estar em Santiago no dia 8 de Abril. Em Santiago apanhará o avião para Palma de Maiorca e depois de Palma de Maiorca vai para Hamburgo.

É soldado paramédico. Cumpriu missão de 6 meses no Afeganistão e regressará em Dezembro para mais seis meses. O seu trabalho é dar apoio médico aos soldados feridos em combate. Sendo lançado de pára-quedas ou transportado em comboios militares para o centro do conflito, juntamente com os grupos de combate. Os paramédicos ficam na retaguarda e auxiliam os feridos.

- É uma guerra muito difícil.

- Deves ter que ser muito forte psicologicamente e fisicamente para aguentar isso tudo.

Há muita coisa que fica nas entrelinhas sobre a guerra no Afeganistão e discretamente desviamos a conversa para outros temas menos pesados. No entanto o Afeganistão e a comparação entre os nossos dois países serão dois assuntos recorrentes ao longo do dia.



A localidade de Tamel tem um albergue que se encontrava fechado à hora que passamos. Fica 10 km depois de Barcelos.



Os últimos quilómetros antes de Ponte de Lima são muito bonitos, há muitas laranjeiras que surpreendem Niels.



 
O Albergue de Ponte de Lima é uma casa senhorial recuperada, situa-se no edifício cor-de-rosa, visível logo após a ponte medieval. Foi recentemente inaugurado, tudo nele é novo. As condições são impecáveis e ganhou um prémio arquitectónico pela qualidade da restauração. Há várias camaratas, cozinha, lavandaria, sala de estar. Os corredores e as camaratas são muito espaçosos. As regras são apertadas. Entrada até às 9 da noite e saída antes das nove da manhã. Compreende-se este zelo, há que manter o edifício com estas condições maravilhosas.



Cruzamo-nos com o casal de Brasileiros. Andam há 6 anos a caminhar pela Europa. Fizeram o caminho Francês quatro vezes, o Português é a terceira vez e todos os restantes caminhos de Santiago pelo menos uma vez. Já foram de Roma a Santiago a pé por sítios sem albergues e por estradas perigosas. São reformados e gastam o dinheiro nisto.



- Não temos passarinhos a quem dar de comer.



Gostei desta expressão.


Capela de Santa Cruz


Rio Lima, Arco da Geia




Vista da cozinha do albergue de Ponte de Lima

Albergue de Ponte de Lima

Ponte de Lima

Sem comentários: