segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Percurso de Galegos














O Percurso pedestre está sinalizado e homologado de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo, é circular e tem 12 quilómetros de extensão. A altimetria é pouco variável. Começa e acaba na aldeia de Galegos, Concelho de Marvão e insere-se no Parque Natural da Serra de São Mamede


Era por estas rotas que antigamente se fazia o contrabando com Espanha, o percurso passa a poucos metros da aldeia Espanhola de La Fontanera e entre as duas existe um morro bastante inclinado e zonas que seriam de difícil vigilância.

O rio Sever acampanha-nos em algumas partes do seu trajecto em direcção ao Tejo. A paisagem continua a ser impressionante, vêem-se as encostas da serra a culminar nas muralhas de Marvão e no casario branco à sua volta, noutros pontos a planície e os afloramentos rochosos, salpicados de sobreiros e carvalhos. Uma paisagem sóbria e austera, mas muito bela. Perdidas no meio da serra algumas vivendas típicas ou em recuperação pelos moradores, estrangeiros muitos deles.

As condições de caminhada foram óptimas, uma temperatura sempre amena, um sol tímido ameaçado de vez em quando por chuva, que não aconteceu, e principalmente a companhia que foi muito agradável.
Gilbardeira

Carvalo-negral (Quercus pyrennaica)




Sem comentários: