sábado, 7 de março de 2020

Rota das Laranjeiras, Sever do Vouga




Ponto de encontro no estacionamento do supermercado e partilha de boleia - cinco no mesmo carro - até à antiga estação ferroviária de Paradela, em Pessegueiro do Vouga, onde nos encontramos com o grupo de professores que veio em autocarro do Porto. 

Iniciamos a caminhada na estação e realizamos o percurso circular PR3 de Sever do Vouga - Rota das Laranjeiras. Todos os percursos de Sever do Vouga estão aqui.

Apesar da proliferação de eucaliptos nas encostas do vale,  são visíveis muitas árvores de fruto, laranjeiras que dão o nome ao percurso, riachos que desaguam no Vouga e inúmeros vestígios de velhas atividades e rituais cristãos: alminhas,  ermidas, espigueiros, campos ainda lavrados, antigas fábricas e casarões, hoje devolutos, que dão um aspeto bucólico e abandonado à paisagem. 

A linha ferroviária do Vouga está transformada numa ecovia. Alugam-se bicicletas no café da estação e será que é possível pedalar até Viseu, onde terminava a linha?

Os últimos quilómetros do percurso efetuam-se ao longo da ecovia, trajeto plano em terra batida, por vezes passando em locais com declive acentuado. A ponte ferroviária de Santiago com um aspeto imponente sobre o rio Vouga, lembrando a emoção que seria a viagem de Comboio pela antiga linha.
É inevitavel lembrar a carta cheia de humor que o meu avô escreveu à avó, quando namoravam ainda, datada de Folgosa, 26 de Junho de 1931. A avó iria com a prima Guida visitá-lo   uns dias mais tarde. O avô escreve:

"Vou-te dizendo que de Espinho sai para São Pedro do Sul um comboio às  6 horas e 47 minutos e outro à 1 hora e 20 minutos, sendo melhor vir no da manhã e assim sendo chegais a São Pedro do Sul ao meio dia. Depois dentro da estação estão as camionetas da C.ª Val Vouga muito grandes e com respetivo letreiro. Perguntais qual é a que vai para Castro Daire, entrais para dentro pela porta e quando o empregado vos vier fazer a cobrança,  pagais e não bufais. Eu à 1h e 20 m lá estou à espera da camioneta.
Deveis não esquecer uma boa merendola, porque a viagem é muito fatigante e chegais cá como mortas se não tomares as precauções, eu que o diga. Mas não comais tudo porque eu também quero.
 Importante:  há duas estações em São Pedro do Sul - a primeira é São Pedro Termas e a segunda é São Pedro do Sul. Não desçais nas termas. 

O avô  indica depois as estações a partir de Sarnada para irem calculando as distâncias até São Pedro do Sul

Itinerário completo  da linha do Vouga
A Ponte de Santiago sobre o Vouga

Bilhetes antigos de comboio

Ante de terminarmos na antiga estação de Paradela atravessamos dois túneis e logo depois observei do lado direito uma bela quinta de turismo rural, precisamente a " A Quinta dos Túneis", pareceu-me ter  um piscina infinita com uma excelente vista para todo o vale. 
Terminada a caminhada almoçamos no restaurante “O cortiço", imperou a vitela de Lafões à moda de Sever, assada no alguidar de barro. Restaurante moderno, com comida tradicional preparada à moda antiga. Logo a seguir descemos ao Museu Municipal de Sever de Vouga, onde está exposta a história do concelho através de artefactos construídos pelas populações que ocuparam o território, desde a pré história até à atual produção de mirtilos, de que é a capital nacional. No fim tivemos direito a um cálice de licor de mirtilo. 



Gostei mais do que estava à espera. Surpreendeu-me a riqueza histórica e a antiguidade dos vestígios encontrados neste território. A natureza diversificada, o rio Vouga e alguns enquadramentos paisagísticos muito interessantes. 

Melhor ainda foi a boa companhia, a oportunidade de relaxar a mente e o espírito. Encontrei um grupo de colegas de profissão, uns no ativo outros reformados, que se divertem organizando estas caminhadas.

Voltando à carta do avô e ao passado, imagino estes territórios bastante mais povoados do que hoje, em que o comboio era o único meio que aproximava o interior do litoral com alguma rapidez, apesar do desconforto. Hoje não há comboio e a sangria demográfica continua imparável. De acordo com a Wikipedia, Sever do Vouga tinha em 1930 aproximadamente a mesma população de 2011. 



Santa Filomena










Sem comentários: