domingo, 24 de setembro de 2017

Bioria em Bicicleta (novamente)

Uma bicicleta numa estrada de terra e campos em redor dá sempre uma fotografia bonita. 

Pedalei ao calhas pelos circuitos do Bioria de Estarreja. O começo foi junto à estação de comboio de Salreu.  Saindo na linha 2, tem-se que atravessar  a linha férrea para o outro lado pelo passadiço aéreo. Em alternativa pode-se pedalar em direção à nacional 109 e depois virar à esquerda, quando surgem as placas de sinalização do Bioria.  
Do outro lado, a poente da linha, há uma estrada de terra batida paralela a ela com setas de madeira indicando a direção e a distância a que fica o começo de alguns circuitos do BioRia: O Bocage e o rio Jardim para sul, o esteiro de Salreu e o percurso do rio Antuã para Norte. Segui em direção ao Bocage, circuito que já conhecia. Reparei nas novidades e aparelhos ao longo de percurso para atividades mais radicais e no  BioRace chalenge.
Foi comum encontrar alguns pescadores nos esteiros.  Completei rapidamente o percurso do Bocage. Creio que nesta zona, o Bocage, o Rio Jardim e o   Percurso de Fermelã intersetam-se, junto ao açude, contudo faltam placas que indiquem claramente qual é qual. Segui mais para sul, convencido que estava a entrar no percurso de Fermelã, já o tinha realizado anteriormente e pareceu-me familiar aquele troço, mas devido à falta de sinalização não tinha a certeza. Seria interessante colocar nesta zona umas placazitas orientadoras, em bicicleta circula-se facilmente por estes troços e julgo que num dia inteiro se conseguiriam percorrer todos estes caminhos do Bioria, daí a necessidade de ser mais rigoroso nestas interseções. Comecei a ouvir tiros e voltei para trás com vontade de me dirigir ao centro de interpretação denunciar a situação: é um sítio protegido, não é sábado, nem domingo, os dias de caça oficiais, por que raio anda um tipo aos tiros a por em risco pessoas que só querem pedalar e caminhar em paz em contacto com a natureza? Mas por ser Domingo ou talvez por já passar das quatro estava fechado.
O centro de interpretação está instalado num novo edifício, uma casa recuperada junto ao cais do esteiro. O local em geral está mais cuidado, as margens foram melhoradas e colocadas nas proximidades mais estruturas de apoio para práticas desportivas, algumas temporariamente talvez, para o BioRace challenge.  Segui o percurso de Salreu, pedalei com pressa para fugir da chuva, o céu estava cada vez mais carregado. Reparei em algumas garças-cinzentas, nunca as tinha visto assim tão próximas e mais de uma, em contrapartida não vi tantas cegonhas-brancas como habitualmente. Uma levantou voo do sapal e voou imponente para outro local.
Começou  a chuviscar e mais tarde a chover intensamente. Já depois de sair do comboio, apanhei uma grande molha no regresso a casa. A partir de certa altura só havia silêncio na estrada e chuva miudinha. Até que pedalar com chuva não foi desagradável de todo.
 
Uma das estruturas para o BioRace Challenge, percurso do Bocage

Uma novidade junto ao centro de interpretação

Percurso de Salreu

Percurso de Salreu, Apesar do céu sombrio via-se com muita nitidez o recorte  da serra do Caramulo e das serras de Arouca.

Percurso do Salreu

O novo Centro de Interpretação

A estação da Salreu, vazia e silenciosa, antes da chuva. 



Sem comentários: