quinta-feira, 17 de abril de 2014

Serra da Estrela

Lagoa Comprida
Os antigos montes Hermínios dos Romanos e dos Lusitanos, de onde Viriato e as suas hordas de guerreiros indomáveis desciam para combater e depois voltavam aos refúgios inacessíveis. Dificilmente subjugados, só à traição foram conquistados pelos Romanos, após os assassinatos  de Viriato e de Sertório,  seu sucessor.
O rei Dom Carlos realizou uma expedição à serra da Estrela no início do século XX, que mesmo nessa época continuava a ser um local de muito difícil acesso. Rezam as crónicas que a expedição teve de ser preparada com muita antecedência e envolveu meios logísticos pouco habituais, desde carroças para transportar todo o material necessário ao conforto e à dignidade de um rei e da sua comitiva, assim como os aparelhos científicos para o registo das observações.
Hoje é fácil chegar à serra. Situada no centro de Portugal, equidistante dos principais centros populacionais. O grande afluxo de turistas retira-lhe algum interesse e genuinidade. A torre continua a ser um local horrível, as lojas de artigos regionais são pindéricas, os armazéns são feios e sem enquadramento arquitetónico. As estradas estão buracadas e apinhadas de carros aos fins-de-semana e feriados. Abstraindo-nos destes aspetos e retirando-nos para outros locais com menos afluência, talvez se volte a encontrar o silêncio e o espaço para contemplar a majestade da serra.
 Os lusitanos celebravam os seus cultos nos pontos mais altos, que era onde estavam mais próximos das estrelas e dos Deuses. Talvez no silêncio, longe das hordas de turistas se possam reencontrar os Deuses destas paisagens imponentes.

Turfeira


Pinheiro Silvestre
Pias
Vale Glaciário do Zêzere
Cântaro Magro e Covão da Ametade
O Cântaro Magro e o Rio Zêzere


Nave de Santo António

 

Sem comentários: