sábado, 3 de dezembro de 2011

Caminhos do Vale do Urtigosa
























O caminho está repleto de cogumelos. A minha frustração é não saber identificar os comestíveis. Alguns, exceptuando o inconfundível Amanita muscaria, têm um aspecto bastante apetecível. Por questões de segurança e bom senso não os apanhei, claro.

Há muitos castanheiros e ouriços no chão. As árvores começam a perder a folha e em muitos troços do percurso, para além dos ouriços, há um tapete denso de folhas amarelo acastanhadas que, ao serem pisadas, fazem um barulho característico, como se estivéssemos a caminhar com água pelos pés.

O percurso tem muita sombra, há zonas de bosque denso e nesta altura do ano, com muita chuva, há muita humidade e os regatos têm um caudal maior.

Em determinadas partes, o carreiro é estreito e íngreme com uma ribeira a correr lá em baixo. É necessário algum cuidado para não escorregar e cair pela ribanceira. A vegetação densa que existe nas margens pode ser uma ajuda.

Para quem começar a realizar o percurso na Igreja matriz de Rossas, independentemente do sentido que siga, terá sempre que começar a subir. Este ponto de partida está à cota mais baixa. A vantagem é apanhar as maiores subidas no início da caminhada, quando não se está tão cansado, e as descidas na parte final, quando o cansaço é maior. No entanto pareceu-me que o sentido Rossas, Lourosa de Matos tem uma parte inicial menos íngreme do que o sentido inverso. Talvez por esta razão seja menos cansativa esta opção.

A igreja matriz de Rossas é muito antiga, tem um aspeto românico e com altos relevos da Cruz de Malta no pórtico de entrada. Nos marcos de pedra que delimitam os limites da freguesia também está gravada a mesma cruz. Creio ter lido algures que em tempos estes terrenos foram doados à ordem de Malta, daí a razão de haver estes símbolos (mas não tenho a certeza, é apenas uma hipótese minha).

Uma parte do caminho coincide com a Grande Rota de Arouca (GR 28). Muito próximo do lugar de Souto Redondo passa um outro PR de Arouca, o 16 - Caminhada Exótica. Lá no alto, no estradão de terra batida que começa próximo da capela de Nossa Senhora da Laje.
As aldeolas dispersas pela encosta Norte da Serra da Freita pertencem às freguesias de Urro e Rossas: Lourosa de Matos, Souto Redondo, Póvoa, Provisende.

Como já é habitual nos percursos pedestres de Arouca, este está bem sinalizado e não há qualquer razão para os pedestrianistas se perderem.

Os acessos por estrada são fáceis, deve-se seguir a estrada nacional 224, que liga de Vale de Cambra a Arouca e, uns 5 Km antes do centro, virar à direita numa placa que diz Igreja, já dentro da freguesia de Rossas, cujo inicio é indicado por uma placa na mesma estrada.

O Rio Urtigosa é uma afluente do Arda que, por sua vez é afluente, do rio Douro. Nasce na serra da Freita.

O percurso discorre ao longo das margens destes dois rios e de outros pequenos ribeiros. As águas são límpidas, predominam as trutas, as bogas e os escalos. As margens têm moinhos abandonados, pequenas cascatas e vegetação ripícola abundante.
Igreja Matriz de Rossas
 














Este cogumelo tinha um aspeto tão apetitoso, seria comestível?

Souto Redondo











Sem comentários: