sábado, 10 de setembro de 2011

Trilho da Ponte de Ferro














Este trilho faz parte da rede de percursos pedestres do Concelho de Águeda, distrito de Aveiro. É o PR 5, está sinalizado de acordo com as normas de Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo. Toda a informação necessária encontra-se disponível no folheto do percurso.  Para obter mais informações, o  contacto do Posto de Turismo de Águeda é o número 234 601 412.
Fiz o sentido indicado no folheto turístico. No regresso a Travassó não vi os sinais do trilho, contudo como já estava dentro da freguesia, foi só seguir a orientação da igreja Matriz.
No último terço do percurso, após o desvio do rio Águeda em direcção à casa da EDP, surgiram dois caminhos em terra batida e não vi placa. Ou melhor, vi um suporte de madeira que pode ter sido de uma seta do percurso derrubada. Fiquei na dúvida por onde seguir,  de acordo com o mapa do percurso, que me ajudou nesta situação, segui pelo de terra batida à minha frente. Exceptuando estas duas situações (talvez por distracção minha) todo o percurso se encontra bem sinalizado. É fácil. 7, 4 Km quase sempre planos, ao longo do rio Águeda, de uma parte da linha do Vouga, campos de milho, choupos e vinhas. É um percurso realizável em todo o ano e com muita sombra. Talvez em épocas muitas chuvosas uma parte destas terras fiquem bastante alagadas. São zonas baixas, humidas e muito irrigadas por pequenos rios (Águeda, Cértima) com ligações à Pateira de Fermentelos.
A linha do Vouga é uma das  poucas ferrovias estreitas ainda em utilização no nosso país. Já houve o tempo em que se ia de Espinho a São Pedro do Sul em Combóio e de Aveiro a Viseu. Hoje, as automotoras da linha têm horários muito reduzidos, os apeadeiros existentes estão maltratados e poucos troços   em funcionamento - Espinho- Oliveira de Azeméis e Aveiro - Águeda, creio que sem hipóteses de ligação entre os dois.
Por falar em ferrovias estreitas, na sua importância histórica, paisagística, cultural, económica para o país e  na destruição das linhas em nome do alcatrão e das barragens, apetece-me referir o excelente documentário PARE ESCUTE E OLHE e deixar aqui o link para o blog sobre a linha do rio Tua- A Linha é Tua.



Largo dos Santos Mártires - Igreja Matriz de Travassô. Esta Igreja foi doada ao mosteiro de Grijó em 1093.
O culto aos Santos Mártires de Marrocos ( 15 e 16 de Janeiro) na Freguesia de Travassó, terá surgido desta ligação.




Painel de Azulejos no Lavadouro Público representando uma cena das lavadeiras no rio



Capela de Nossa Senhora do Amparo

" Vouguinha" - Linha do Vouga. Inaugurada em 1908 pelo Rei D. Manuel II

Rio Águeda junto à Remolha

Entre a Remolha e a casa da EDP, ao fundo a Serra do Caramulo

Ponte de Requeixo. Junto desta ponte confluem os rios Águeda e Cértima


Piteira. As folhas desta árvore eram usadas para prender videiras, cereais. Por isso era frequente plantá-las nos campos. Facilmente os agricultores retiravam uma folha para quando necessitavam de fazer atilhos.



Sem comentários: