quarta-feira, 20 de março de 2024

Amsterdão - a liberdade de andar de bicicleta

 


No documentário “Uma cidade em dois ou três dias” Amsterdão é a cidade das bicicletas. Um estudioso refere que sempre foram populares. Nos anos setenta houve um aumento do trânsito automóvel,  muitas crianças atropeladas, tornou-se perigoso pedalar. A população saiu à  rua a protestar, exigindo mais segurança e ciclovias. O processo foi revertido. Amsterdão tem atualmente 700 km de ciclovias, sem contar com as estradas do centro histórico. Pretende-se que em 2030 se torne completamente livre de automóveis.

O entrevistado diz que “Andar de bicicleta muda a forma como vivemos”, “A bicicleta é um verdadeiro símbolo de liberdade”. Ao contrário das compras nas grandes superfícies em que se compra para uma ou mais semanas, enchendo o automóvel, com a bicicleta vai-se à pequena mercearia comprar o pão do dia, os legumes, a fruta, colocando apenas  o que cabe no cesto do guiador. As pessoas adquirem  a rotina de pedalar  diariamente, tudo se torna mais próximo e acessível. A vida mais tranquila e saudável.

O quão longe estamos em Portugal desse paradigma. Pelo contrário, a tendência é para o aumento da utilização do automóvel nas cidades e periferias. Não são necessários estudos para constatar o óbvio. Basta sair de casa e fica-se  rodeado de automóveis, de estradas sem segurança para andar a pé ou de bicicleta. É desconfortável  pedalar e caminhar.

Que inveja e que saudades tenho dessa liberdade.












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