sexta-feira, 1 de maio de 2015

Parque Natural de Somiedo - Ruta de Valle del Lago: PR.AS - 15.1

O parque natural de Somiedo fica mais ou menos a cinco horas de carro do Porto, na cordilheira cantábrica das Astúrias. Possui inúmeros vales escavados e profundos, cumes e aldeias que ficam isoladas pela neve no inverno, matos, bosques, pastagens e pequenos lugarejos encavalitados nas encostas íngremes da montanha ou perdidos no fundo dos vales, atravessados por riachos.

O parque tem vários trilhos sinalizados, desde os de alta montanha, com um grau de dificuldade muito acentuado, e outros de cariz bastante mais acessível. É só pedir mais informações na oficina de turismo de Pola de Somiedo, a principal localidade do município.



A Ruta de Valle del Lago (PR AS - 15.1) está marcada com as riscas brancas e amarelas, é um percurso acessível, realizado em parte por um largo estradão de terra, desde a aldeia de Valle del Lago até ao Lago del Valle. A informação PDF, em Castelhano,  encontra-se aqui.


Seguimos até ao lago, artificialmente criado através  da construção de um açude na ribeira do vale, pelo trilho mais a norte e regressamos pelo lado sul, ao longo da encosta da montanha. Um caminho mais elevado e irregular que  permitiu observar, de uma perspectiva mais abrangente, a paisagem. A encosta não é tão fácil como o lado norte,  ganha, porém, na diversidade de panorâmicas, vegetação e fauna: um cervo fugidio  subia a cascalheira ao longe  e  carvalhais  bordejam uma parte  do trilho.


Os abrigos, de forma circular e tectos de colmo,  são inconfundíveis, junto da sua braña (prado).


O grande ex-libris e símbolo da região, pela raridade e por ser o último reduto da espécie na península Ibérica, é o urso pardo. Esteve em vias de extinção e hoje calcula-se que existam cerca de 100 indivíduos dispersos pela cordilheira cantábrica, sendo o parque natural de  Somiedo o que tem a maior densidade de ursos. A população aumentou muito nos últimos anos devido aos esforços ambientalistas. Uma das medidas adoptadas foi a plantação de cerejeiras nas montanhas: os ursos são grandes apreciadores de cerejas. Outra foi a colocação de alimentadores em locais específicos de passagem. Existem queixas de pilhagens de colmeais pelos ursos, que estoicamente suportam as picadas de centenas ou milhares de abelhas por um punhado de mel. 
Placa que indica o início da aldeia onde  começa o trilho



As casas tradicionais que foram adaptadas a bungalows

Características do percurso no início do trilho



A placa indica o desvio para o rio Saliencia, ao longo do qual e das branãs envolventes  existe outro trilho sinalizado


Lago El Valle

Abrigo tradicional na margem do lago







As Astúrias é uma região produtora de sidra, tem até uma comarca da sidra, assim como nós em Portugal temos as regiões demarcadas do vinho. Há uma forma tradicional de beber a sidra, que é colocar a garrafa um pouco mais alto do que a cabeça e vertê-la para um copo colocado na outra mão. Pouco recomendado a gente inexperiente porque não é fácil acertar com o copo. Para evitar que o chão fique sujo e molhado com os restos de cidra, há recipientes junto das mesas onde caem os desperdícios.
Enche-se o copo até um quinto, bate-se na mesa (para fazer borbulhar a sidra) e bebe-se de golada.  

Sidras a refrescar no rio Somiedo