segunda-feira, 10 de junho de 2019

Passadiços do Paiva, finalmente!




Finalmente,  tive a oportunidade de fazer os mais que famosos Passadiços do Paiva, que acabam  de ganhar mais um prémio do turismo mundial.  Foram considerados o melhor projecto de desenvolvimento turístico e a melhor atração de turismo de aventura.  As expetativas eram altas e não desiludiram.
A  reserva foi feita previamente pela internet  e comprados os bilhetes pelo preço de 2€/pax. A lotação esgotou: atingiu as 2500 pessoas, tal como nos dias anteriores. Encontramos  gente de todas as idades, uma verdadeira romaria. As reservas estão disponíveis aqui.
O trajeto tem dois locais de acesso: Espiúnca e Areinho e o comprimento de 8 km. Ambos os locais com praia fluvial, esplanadas,  casas de banho com chuveiro e táxis para regressar  ao ponto de partida: preço 18 €. A meio do percurso, na praia fluvial do Vau, também há táxis para quem quiser desistir e regressar mais cedo,  esplanadas e casas de banho. Tudo bem preparado e equipado para receber centenas de pessoas diariamente.
Para quem vai do Porto para Espiúnca,  há a alternativa  da A32 e EN 222, por Castelo de Paiva, trajeto mais curto,  mas com mais curvas. Ou por Arouca, um pouco mais longo, com mais autoestrada (A32) e portagens mais caras, mas com menos curvas.
Quanto ao percurso, tem muita sombra, de eucaliptos principalmente e, nos locais mais próximos da água, de amieiros. Encontram-se ocasionalmente  castanheiros, sobreiros, carvalhos e medronheiros.


Check - point do início em Espiunca


Um dos vários painéis informativo do percurso

Um dos telefones para situações de emergência



Praia do Vau

O acesso à Praia do Vau e ponto intermédio do trajeto











Cerejas de Arouca, à venda em Arouca

Sem comentários: