sábado, 15 de maio de 2010

Um Olhar Sobre o Mundo Rural (PR2 de Vouzela)
















A Reserva Botânica de Cambarinho é tutelada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade. A sua importância deve-se à existência de um microclima muito especial que permite o desenvolvimento da principal mancha de Loendros em Portugal. O outro local do país com loendros, mas com menos especímenes, é a Serra de Monchique. O clima húmido e ameno, a existência de musgos, essenciais para a reprodução da espécie, e a pouca poluição, são algumas das condições especiais que permitem a sua existência nesta encosta da Serra do Caramulo, virada a Noroeste.


A Câmara de Vouzela pretende adquirir a tutela desta reserva. Os habitantes das aldeias das redondezas ainda praticam um sistema comunal de gestão das terras que tem o nome de «Maninhas». Há um interesse comum na preservação, limpeza e exploração económica da serra que vêm de há centenas de anos atrás, com regras e hábitos do interesse de todos.


O Percurso Pedestre «Um Olhar Sobre o mundo Rural» foi realizado no sentido Dólmen da Lapa da Meruje - Reserva Botânica. De acordo com as indicações do folheto, é mais fácil assim. Existe um declive muito acentuado entre as aldeia de Farves e Couto, por isso aconselha-se a realizá-lo no sentido da descida.


A sinalização é boa, excepto quando surge a estrada de terra batida, antes do início da descida para Farves. Aqui não vi qualquer placa. Deve-se atravessar a estrada e seguir em frente pelo mato. Os sinais voltam a aparecer uns metros mais à frente pintados nas rochas. Até Farves a descida é íngreme e irregular, exigindo algum cuidado, o trilho não está bem definido e segue entre o granito e as giestas.

A esta caminhada organizada pela Câmara Municipal de Vouzela juntou-se a Associação Ambientalista da cidade do Porto «Campo Aberto». Num total de perto de trinta caminhantes. Este é até ao momento o percurso mais bonito do concelho.
A vila comemorou ontem o seu feriado municipal. Por isso tem havido várias actividades. Decorre a feira do livro até ao próximo dia 17 e amanhã, Domingo, ainda haverá animação na Praça da Câmara e no palco.

Local do inicio da caminhada
Dólmen da lapa da Meruje


Aldeia de Abelheira
Aldeia do Couto
Aldeia do Couto

Os Loendros...
Loendro

Loendro

Sem comentários: