domingo, 29 de outubro de 2017

Entre Montes (PRC8 FAIAL)



Os trilhos que percorri estão todos bem descritos no melhor site que conheço dedicado aos percursos pedestres açorianos:  AZORES TRAILS, clique aqui, navegue e delicie-se.  É muito apelativo, consultá-lo é suficiente para nos por água na boca e com vontade de fazer as malas, voar de imediato para os Açores e começar a calcorrear esses trilhos tão magnificamente fotografados e descritos. No meu caso, existe uma razão ainda mais importante que é o encontro com amigos, ter a sua companhia e auxílio precioso.  
A informação relativa aos percursos poderá ser útil aos leitores que queiram confirmar se as condições descritas no site estão atualizadas, confrontando-as com o meu texto. Quanto ao resto torna-se monótono relatar o que já está descrito, mas irei fazer os possíveis.
O percurso é fácil, está bem marcado, atravessa património natural e arquitetónico sinalizado e descrito em painéis informativos. Tem paisagens variadas, bonitas e oferece muitas oportunidades para belíssimas fotos, como poderão constatar mais à frente.  Aconselho vivamente a qualquer pessoa que se desloque ao Faial e goste do contacto com a natureza. Não precisa de ser um expert em caminhadas, trata-se, no entanto, de um excelente percurso para quem se quiser iniciar neste desporto, pois de certeza que não irá desiludir ninguém. Pelo contrário, o facto de estar encostado a uma zona urbana, a cidade da Horta, e ao mesmo tempo possibilitar um tipo de paisagem e contacto com a natureza como se estivéssemos no mais belo recanto selvagem e isolado da terra é algo pouco habitual e precioso, que só pode despertar o entusiasmo para novas e mais frequentes caminhadas. O percurso oferece ainda o bónus de passar pela praia de Porto Pim, possibilitando sempre a oportunidade de um mergulho. Foi o que fiz ao fim da tarde, ao por-do-sol na realidade.  Mesmo no fim de outubro a água estava amena e foi vivificante fazer algo tão inédito nesta altura do ano.

Contudo existem aspetos que devem ser ressalvados:

1º A subida inicial da praia de Porto Pim até à ermida do monte da Guia, apesar de curta é um pouco íngreme e pode ser extenuante para quem não estiver em boa forma física, contudo qualquer um a pode fazer, desde que respeite o seu ritmo biológico, cardíaco e condição. Em alternativa, pode sempre se deslocar de carro pela estrada do monte da Guia.

2º A descida do monte da Guia em direção ao Miradouro do Neptuno: cuidado com os degraus em terra batida, são curtos e escorregadios. Segure-se bem às raízes, caule, tronco e folhas das faias circundantes.  

3º Entre o miradouro do Neptuno e a praia de Porto Pim, passando pelo aquário. Não se aproxime demasiado da falésia, o trilho é largo e bem sinalizado, não é necessário aproximarem-se demasiado para ver se é alta, sabem o que pode acontecer não sabem?

4º O mesmo se aplica aos restantes miradouros, não saia do trilho e não ultrapasse as vedações, elas estão lá por algum motivo.

Tomando a liberdade de o classificar atribuiria 5 estrelas, num máximo de 5.
Como já devem saber o trilho é circular, grau fácil e com 3.4 Km de extensão (são mesmo 3 km e 400 metros e não qualquer distância entre 3 e 4 km!)
Na catalogação dos percursos pedestres açorianos PRC (Pequena Rota Circular)


Mas fiquemos com as fotos e um pouco mais de história e detalhes do percurso. 

Início do percurso.  Painéis informativos do monte da Guia e do percurso pedestre, por trás uma torre de cabos telegráficos. O Faial teve  importância estratégica mundial como local de intersecção dos  cabos submarinos, que estabeleciam  as ligações telegráficas entre os continentes. Aqui se estabeleceram companhias internacionais, no início do século XX, dando à ilha um ambiente mais cosmopolita. 

Praia de Porto Pim. Significa Porto Seguro, na subida para o miradouro da Lira. 
Lira é um nome bastante comum no folclore Açoriano. "Morte que mataste lira, mata-me a mim que sou teu..."



Subida íngreme do miradouro da Lira para a ermida do monte da Guia


Esta foto e a seguintes são diferentes panorâmicas do monte da Guia sobre a Horta e a baia de Porto Pim. Vêem-se as ilhas de São Jorge e da Graciosa.



Monte da Guia no trilho para o miradouro do Neptuno

Fundamental descer devagar

Miradouro do Neptuno
 .
Em Fevereiro de  1986, naquela que foi provavelmente  a maior tempestade do século XX no Faial, com  ondas que atingiram os 60 metros e ventos de 250 km/h, José Henrique Azevedo (Peter) obteve esta fotografia  nesta ponta do monte da Guia.  Talvez uma mensagem do deus Neptuno aos Humanos, a dizer que ele existe. O local ficou com o nome. 


Regresso à baia de Porto Pim


Casa do Tufo. Primeira fábrica da baleia no Faial

Praia de Porto Pim 

A outra extremidade de Porto Pim, antes de entrar na rua da Rosa para subir o monte Queimado

Esta foto e as seguintes são tiradas do monte Queimado. 
Observa-se a ilha de São Jorge, uma extremidade do pico e lá ao fundo entre o Faial e São Jorge distingue-se uma pequena silhueta que é a ilha Graciosa


A ilha do Pico do outro lado do canal


As casas dos cabos telegráficos, no regresso ao início do percurso


Sem comentários: