domingo, 31 de julho de 2011

Pico do Areeiro















O meu companheiro, que conheci na caminhada da véspera , teve a amabilidade de me telefonar de manhã e propor este percurso. Eu tinha desistido de uma outra caminhada organizada por um dos clubes da ilha devido ao meu problema de vertigens, ele telefonou-me e aceitei imediatamente a proposta: aproveitar os autocarros que se estavam a deslocar regularmente para o Chão da Lagoa para o comício do PSD, transportando passageiros pelo preço simbólico de 1 €, e a partir dali ir a pé duas horas até ao segundo pico mais alto da ilha, o Pico do Areeiro a 1816 metros de altitude. Depois caminhar ao longo do maciço montanhoso e regressar a pé até uma das freguesias do Funchal e dali apanhar um autocarro para o centro.

Depois do Chão da Lagoa, subimos ao longo da levada do Blandy, um mini-levada construída pelos Ingleses até ao Pico Escalvado (com este nome devido à falta de vegetação), Poço da Neve e miradouro do Pico do Areeiro. Seguimos depois ao longo do maciço que separa as vertentes Norte e Sul da Ilha, observando alguns dos picos mais emblemáticos da ilha, nomeadamente o Pico Ruivo, o mais alto de todos, com quase 1900 metros de altitude, até ao Pico do Cedro, de onde se avista o Curral das Freiras. Regressamos ao Funchal pelo vale que origina uma das principais ribeiras da cidade, a de São João, seguimos depois ao longo da levada da Negra, junto a precipícios muito altos, onde tive algumas vertigens, até ao lugar da Barreira, já dentro do perímetro urbano da cidade.



O meu companheiro, Madeirense de gema, explicou-me sempre muito pormenorizadamente a geologia e flora dos locais que iamos vendo. O mais interessante foi conhecer os diferentes ventos que sopram na ilha: o vento Norte, que arrasta as nuvens para as montanhas e o vento sul que impede as nuvens de continuarem a deslocar-se para sul. Estes ventos antagónicos são os responsáveis pela permanência dos mantos estáticos de nuvens no centro da ilha e pela diferença de climas entre os dois lados, o Norte mais húmido e frio e o Sul mais ameno e quente. Os serviços florestais estão a replantar pinheiros na vertente Sul.

Não resisti a colocar este cartaz, ruas do Funchal

Autocarros a chegar ao Chão da Lagoa para o comício do PSD Madeira

Levada do Blandy


Pico Escalvado

Poço da Neve

Vale que origina a Ribeira de São João


Miradouro, Pico do Areeiro

Maciço montanhoso

A diferença na vegetação das duas encostas (Sul e Norte)


Pico Ruivo

Curral das Freiras, visto do Pico do Cedro

Descida ingreme do Pico do Cedro até à Levada da Negra

Levada da Negra

Levada da Negra, Funchal ao fundo




Sem comentários: