domingo, 20 de dezembro de 2009

Gerês
















Vim para esta caminhada cheio de expectativas. Com tanto mau tempo que tem feito por essa Europa fora, pensava que ia apanhar um grande nevão aqui no Gerês. Tem estado muito frio, temperaturas negativas no interior norte e previsões de chuva para hoje, pelo menos foi o que me pareceu quando consultei o sítio do Instituto de Meteorologia. Por isso, vim bem agasalhado, preparado para a neve e feliz pelas companhias. Não podia ser melhor para terminar o ano.

Enganei-me. Apesar do frio, não houve nenhum nevão. Esteve sol e os únicos resquícios de neve que vi foram uns farrapitos brancos de gelo em alguns sítios, que restavam ainda dos nevões de há uns dias atrás.

A caminhada começou em Fafião e fomos por trilhos não sinalizados, confiando cegamente no nosso GPS. Sem ele seriamos incapazes de nos orientarmos nestas serranias. Ao fim de alguns meses voltamos a reencontrar a confiança e a tranquilidade para caminharmos despreocupadamente. Estamos muitíssimo bem entregues.

Trilhos centenários calcorreados outrora por pastores, servem agora de referência a gente urbana, nostálgica da natureza e dos ares da serra. Os pastores são raros, ainda vimos um ao longe com um grupo de cabras enquanto fomos seguindo as mariolas.

O GPS indica-nos sempre o trilho correcto quando surge uma bifurcação ou não vemos a mariola seguinte, escondida por uma árvore que caiu, ou disfarçada por um efeito de mimetismo no cimo de uma rocha. Nunca avaria!

O Tempo esteve para a loucura de dar um mergulho nas águas gélidas de um ribeiro. Eu, que já tenho as minhas chatices, para quê meter-me numa tortura destas? Houve quem se tivesse aventurado, eu fiquei todo arrepiado só de ver. De qualquer forma, apreciei bastante a ousadia.

UM FELIZ NATAL  E BOM ANO NOVO A TODOS


Garranos

Sem comentários: