sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Praia Fluvial da Peneda, Góis

Praia Fluvial da Peneda, Ilha de areia no meio do rio Ceira
Praia da Peneda, areal no rio Ceira. 

Neste Verão resolvi fazer uma brincadeira, inspirado nos programas da National Geographic, "The deadliest Snakes" ou "The 100 best spots in the world", em que um fulano elabora uma lista de parâmetros e escolhe a cobra mais mortífera do mundo ou o local mais espetacular. 

Neste caso, resolvi elaborar a minha lista e ranking pessoal e inaugurar uma rubrica neste blog, intitulada "As melhores praias fluviais”. 

Os parâmetros escolhidos são: localização, segurança, qualidade da água, estruturas de apoio, espaço, enquadramento natural e enquadramento histórico. A cada um atribuírei uma avaliação de 1 a 5, variando a pontuação total entre os 7 e os 35 pontos. 

E a  minha  primeira concorrente é a Praia Fluvial da Peneda, no concelho de Góis. 

Situada no centro da pequena e simpática vila de Góis, muito acessível a quem a visita, tem vários lugares  disponíveis para estacionamento à sombra, ao longo do rio e na  praia fluvial do Pego Escuro, trezentos metros  a montante. A vila de Góis fica na rota da EN2, acessível do litoral  pelas IP3 e EN17. 

É uma praia vigiada, com bandeira azul da ABAE. A qualidade da água do rio Ceira é excelente. Translúcida. Vêem-se muitos cardumes de peixinhos, alguns mais atrevidos veem morder os pés. Espaçosa, com uma ilha de areia branca e relvado na margem esquerda. Arvoredo que dá a sombra necessária nas horas de maior calor, mas também  espaços mais abertos para apanhar sol. Três casas de banho. O café snack-bar, a "Fazenda D'Avó Thomázia", adjacente ao antigo moinho, com esplanada sobre o rio. Aluguer de gaivotas e canoas. 

Tem vista para a ponte medieval e um passadiço ao longo da margem, que a liga à praia fluvial do Pego Escuro, sempre com muita sombra e espaço para mais mergulhos. 

Por tudo isto a pontuação é a seguinte:

Localização - 4 (não dou 5 porque Góis ainda fica um pouco isolada, de resto a localização no centro da vila é perfeita) 

Segurança - 5 (praia vigiada e limpa, os locais para banho são seguros, pouco profundos e com pouca corrente. O facto de ser uma praia espaçosa, permite manter o distanciamento social, o que não é de somenos importância nos dias que correm).

Qualidade da água - 5 (Excelente).

Estruturas de apoio - 4 (falta um quiosque, um local com livros, tipo biblioteca temporária, e  eventos culturais. A falta de população e a sazonalidade da procura, são factores determinantes. No entanto, atendendo à sua dimensão o que existe já é muito bom). 

Espaço - 5 (espaços de lazer amplos com a sombra necessária. Espaço para banhos diversificado, permitindo várias atividades como caminhar na água, nadar, mergulhar, remar ao longo do rio até ao açude a jusante ou até ao Pego Escuro).

Enquadramento natural - 4 (o caminho pelo passadiço até à praia do Pego Escuro é um extra que valoriza muito o enquadramento). 

Enquadramento histórico - 5 (a ponte medieval, as ermidas, a igreja, as ruelas estreitas  e a arquitetura tradicional do centro da vila, dão aquele toque  especial de exotismo e de história). 

Total: 32









Sem comentários: