domingo, 19 de julho de 2020

São Rafael, Albufeira

Praia de São Rafael, Albufeira
É o postal típico do Algarve, um areal  entre as falésias rochosas, reentrâncias e pequenas  grutas que se tornam visíveis na baixa mar. Praia muito bonita, tipicamente Algarvia. Lembra-me o filme, dos mais belos do cinema Português,  “À Flor do Mar”, de João César Monteiro (JCM).  Laura, uma bela e jovem viúva Italiana,  está no Algarve na casa de família  do seu falecido marido. Vai tomar banho a uma praia isolada, parecida com esta,  mas sem ninguém. Subitamente,  vê um barco de borracha à deriva, lá dentro vem um   homem,   quase desfalecido,  que lhe pede ajuda. Laura vai a  casa buscar provisões, no auto rádio ouve as notícias do assassinato, num hotel de  Albufeira,  de um líder palestiniano e que o presumível autor  se encontra em fuga... 
É a partir deste acontecimento verídico, que ocorreu em 1980, que o realizador JCM constrói o filme.   Quem é este náufrago que Laura, uma mulher  carente,  decide ajudar? O que vai acontecer entre ambos? É nesta dúvida que o filme cresce. O  enredo é envolvente. A banda sonora,  composta por temas de autores como Bach e Haendel,  conjugada com a maravilhosa  luz e cores azuis do Algarve, com  as suas paisagens  e diálogos, muitas vezes poéticos,  cria  momentos, na minha opinião, verdadeiramente sublimes. 

Regresso ao Norte ao fim da tarde.  Uma tirada de 6 horas com duas paragens em estações de serviço para desentorpecer os músculos, ainda com o  sal do mar de São Rafael no corpo e com ele dormirei até ao dia seguinte.   



Fotograma do filme "À Flor do Mar"



Sem comentários: