terça-feira, 11 de agosto de 2020

Praia Fluvial de Coja

 

Praia no rio Alva, com a água mais tépida das que descobri até hoje. A sua qualidade, como tem sido apanágio das praias que vou conhecendo na zona centro, é excelente. Algo turva, porém. Talvez devido ao estado ainda  selvagem em que se encontra e por estar rodeada de muita vegetação e sombra. 

O açude divide-a em duas partes: uma bastante mais frequentada, com um extenso areal exposto ao sol, zona de banho ampla, com muito pé e um lado mais profundo, perfeito para nadar e  mergulhar da prancha; e outra parte, a montante do açude, mais selvagem, mas igualmente muito espaçosa, com algum pé, e zonas mais profundas, ideal para remar, tendo uma vista muito bucólica, acompanhando a curva do rio até ao campanário da igreja matriz e das casas brancas do centro da vila. 

Praia com bandeira azul da ABAE, ambiente familiar. Numa das margens, um ex lagar e moinho de xisto, convertido  em restaurante e na  outra margem, também uma casa típica de xisto, com o bar "O Caneiro", esplanada, casas de banho e parque de campismo a poucos metros da praia. 

Deparo-me num dos painéis de madeira com uma petição contra a barragem e central elétrica em Vale das Botas (Meda de Mouros, concelhos de Tábua e de Arganil). Pergunto a mim próprio, mais uma barragem para quê? Não são necessárias mais barragens, é fundamental  sim, poupar energia e preservar os troços ainda selvagens dos rios. Já há demasiadas barragens e infelizmente muitas outras estão projetadas. Um estudo que saiu recentemente, relativo às barragens do Douro, concluiu que elas contribuiram para a redução acentuada da biodiversidade. O mesmo também deve acontecer noutros rios. Para além do aumento da erosão a jusante, provocada pela interrupção do transporte de sedimentos, da destruição das paisagens e alterações microclimaticas, com consequências nefastas na vegetação e fauna locais. 

Claro que assinei a petição online. Ver na imagem seguinte como assinar. 



Quanto à pontuação da praia, aqui vai:


Localização - 5 (bons acessos por estrada, na saída de Coja em direção a Arganil) 

Segurança - 4 (praia vigiada, mas cuidado nas zonas sem pé dos dois lados do açude e com a pressão da água na comporta). 

Qualidade da água - 5 (analisada regularmente, excelente). 

Estruturas de apoio - 4 (tem o essencial, mas podia ter aluguer de canoas, por exemplo) 

Espaço - 4 (muito espaçoso, mas essencialmente areal). 

Enquadramento natural - 4 (muito bucólico o enquadramento com a vila, faltam percursos pedestres para ser perfeito). 

Enquadramento histórico - 4 (fica a uma distância curta a pé do centro da vila, charmosa e tranquila, muito frequentada no verão, que merece ser conhecida pela sua antiguidade e história, ). 

Total:30 pontos.




Sem comentários: