terça-feira, 18 de agosto de 2020

Miradouro da Foz do Arelho (Panorama)

Este verão tem sido uma oportunidade para conhecer  sítios do país, onde raramente passamos, tão distraídos que estamos com  pensamentos noutras viagens em locais mais longínquos. 
A região centro tem sido uma grande surpresa. É incrível a diversidade de paisagens e de locais com interesse. Num passeio entre a Nazaré e a Lourinhã descobrimos miradouros com fabulosas panorâmicas, de que o da foto é apenas um exemplo, não  único. E praias quase selvagens, que nem digo quais são, para que continuem assim selvagens e desconhecidas. Longos areais brancos e finos, de mar ondulante e suave,  praias para todos os gostos, desde a mais populares como a Nazaré e a serena baía de São Martinho do Porto, abrigada a norte e a sul por falésias que amenizam a força das marés e do vento,  ao mar bravo da Praia da Areia Branca, já na Lourinhã.  
Almoçamos na  Foz do Arelho, numa pequena tasquinha decorada com cactos naturais e uma grande tela modernista, que serve vinho do Ribatejo num bonito jarro de cerâmica. "Não é das Caldas", respondeu a proprietária. "Foi desenhado por uma amiga".  É muito bom descobrir estes pequenos detalhes e requintes em Portugal, este "saber fazer" ou,  como diria um Francês "savoir faire". Coisas simples, com bom gosto  Saímos bem dispostos da tasca, o vinho do Ribatejo a fazer efeito. Que alegria estes momentos! 
Penso no misto de locais históricos que existem nas redondezas, a menos de uma hora de viagem, como a  cidadela de Óbidos, os mosteiros da Batalha e de Alcobaça. Correndo sempre o risco de nomear uns, esquecer outros...  
Uma região para ser revisitada muitas vezes. 

Sem comentários: