domingo, 9 de agosto de 2020

Praia Fluvial das Canaveias, Vila Nova do Ceira

Continuando o meu périplo e concurso pessoal, volto à rubrica "As melhores praias fluviais".

Descendo o rio Ceira, a partir da vila de Góis, 5 km a jusante, encontro a praia fluvial das Canaveias, na freguesia de Vila Nova do Ceira.  Situa-se  fora da vila, mas de fácil e rápido acesso de carro, por uma tranquila e estreita rua alcatroada. O estacionamento é na rua ou num pequeno parque encostado ao areal, ocupado já por algumas roulotes. 

Da praia, sigo a pé por um outro caminho,  com acesso ao centro. Demoro  dez minutos. Vila Nova do Ceira deve ter sido sede de município, tal é a quantidade de fachadas com aspeto solarengo e nobre. É uma localidade antiga, com muitas casas abandonadas, mas com o seu charme e história. O largo do adro da igreja, onde hoje atua a Banda Filarmónica Varzeense, com as suas pequenas lojas de comércio e  cafés, ponto de encontro dos Ceirenses. Uma placa desbotada de percurso pedestre, o PR1 de Góis,Trilho do Vale do Ceira,  sinaliza a passagem deste percurso circular no centro da vila. Na pastelaria Doce Aroma compro arroz  doce caseiro, que levo no regresso à praia. 

A principal  vantagem é estar inserida num ambiente rural, onde se ouvem  as cigarras e se sente  o cheiro da hortelã, no meio da relva impecavelmente tratada. Local muito propício para descansar e ler à sombra dos amieiros e das oliveiras. 

Há muito espaço relvado em socalco com oliveiras e mesas de pedra, casa de banho, aparelhos de ginástica e do outro lado da estrada, junto ao rio, mais lugares para picnics, relva, sombra, areais, o snack bar "Caneco" e o açude com passadiço para a outra margem. 

Classificação:

Localização - 4 (Vila Nova do Ceira tem bons acessos por estrada, entre a Lousã e Góis, mas não deixa de ser um local a uma certa distância dos  principais centros). 

Segurança - 5 (praia vigiada, com muito  pé e pouca corrente) 

Qualidade da água - 5 (água translúcida e analisada laboratorialmente com parâmetros excelentes) 

Estruturas de apoio - 4 (tem o necessário e o mais importante para um local pequeno: vigilância, bar, WC, estacionamento, equipamento para picnic e desporto, mas fica a sensação que podia ter mais qualquer coisa…). 

Espaço - 4 (bem cuidado, mas ainda com muito espaço  para ser aproveitado). 

Enquadramento natural - 4 (sítio  bonito e tranquilo,  muitas espécies autóctones,  ligação a um percurso pedestre, o que é uma excelente ideia, falta contudo dinamizar todo este  potencial). 

Enquadramento histórico - 3 (não tem nenhum monumento por perto, a não ser a torre da igreja que se vê da praia). 

Total: 29




Vila Nova do Ceira 

Vila Nova do Ceira 


Vale do Ceira, da Senhora da Candosa 



Sem comentários: