domingo, 30 de agosto de 2020

Santuário do Sameiro (Panorama)


Almoço no restaurante "O Maia", no magnífico morro do Sameiro, sobranceiro a Braga. Comemos a especialidade da casa, o "Bacalhau com natas". Não desiludiu: suave, saboroso, sem espinhas.  A sala antiga,  de pé-direito alto, faz-nos sentir que estamos num lugar  clássico, com história. 
Local de visita obrigatória. Nem que seja apenas para tirar  umas selfies, tendo como fundo   o logo e o  santuário do Sameiro, como se vê na fotografia. Ou mirar a cidade e as serranias que a envolvem,  estendendo-se pelo horizonte até ao Gerês. Num sítio destes fica-se com vontade de reler Camilo, as suas "Novelas do Minho", "A Bruxa do Monte Córdoba", "A Brasileira de Prazins" e tantos outros, que têm como cenário dos enredos estas magníficas paisagens. E quer-se conhecer mais a fundo as suas gentes e tradições centenárias.
Descendo para Braga,  paramos noutro santuário ali ao lado, outro ex-libris da cidade, o Bom Jesus do Monte. Uma oportunidade  para subir  a escadaria,  apanhar o funicular, passear pelos jardins, sentir a alegria das pessoas e dos muitos emigrantes que estão de passagem pela terra.  Ver como do Minho continua a partir tão boa gente. Relembrando novamente  Camilo:  no século XIX eram os "Brasileiros de torna viagem" -  hoje são os "Franceses" e os "Suíços", que se distinguem  pelas matrículas e pelo seu  Francês muito peculiar. 
Já em Braga não deixo de me surpreender com o dinamismo e juventude que se vê nas ruas da parte velha, as esplanadas cheias, o comércio, as várias igrejas de estilo barroco,  as relíquias e ruínas  históricas anteriores à nacionalidade.   Uma cidade que de facto que cresceu muito e se tornou cosmopolita, ponto de encontro de turistas Espanhóis e Portugueses,  centro de turismo religioso,   pólo de atração e investigação  com a sua universidade e centro ibérico de nanotecnologia. 
Optamos por regressar ao Porto pela velha EN 14, que atravessa sedes importantes de concelho desta região do Douro e Minho: Famalicão,  Trofa,  Maia, observando  esta malha urbana, intrincadamente ligada por laços históricos e culturais muito fortes. 

Sem comentários: