quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Praia Fluvial de Nossa Senhora da Piedade


Um ajuntamento de pessoas despeja água nas ripas do novo passadiço que liga a Lousã à Senhora da Piedade. Parecem aflitas, julgo que há algum animal ferido, ou pior ainda, uma pessoa deitada debaixo das ripas. Afinal, estão só a apagar uma beata atirada inadvertidamente por um hippie. Ele e a sua companheira caminham descalços, mochila às costas, saco cama e esteira dependurados nas amarras. Vão a caminho das aldeias de xisto.

Já se vê a torre de menagem, construída pelos cavaleiros templários, e a aldeia do Talasnal alcandorada mais acima. Duas sentinelas de xisto disfarçadas na vegetação, vigiando quem entra na serra. 

É impossível  ficar indiferente a este cenário. É-se transportado para uma época em que muçulmanos e cristãos se degladiavam por cada palmo de terra. O castelo fazia parte de uma rede de fortalezas, na linha da frente da reconquista, anterior à existência de Portugal. 

A praia situa-se num local pleno de história e de religiosidade, percorrido por  trilhos centenários, ligando as aldeias da serra ao vale da Lousã e  por devotos a caminho das ermidas circundantes. Inaugurada em 1966, aproveitando as águas frias da ribeira de São João,  é um dos maiores cartões postais da região. 

Localização - 4 (20 minutos a pé do centro da Lousã, ao longo do passadiço recém inaugurado, que confere mais conforto e afastamento da estrada. Descida íngreme até à praia, não recomendado o uso carro, só em casos excepcionais, preferencialmente para pessoas de mobilidade reduzida. Pouco espaço de manobra). 

Segurança - 4 (praia vigiada, contudo a sua exiguidade e rápida lotação, não permitem o distanciamento suficiente). 

Qualidade da água - 5 (analisada regularmente, excelente). 

Estruturas de apoio - 4 (um bar, um WC e o magnífico restaurante tradicional, "O Burgo", para o qual é aconselhável fazer reserva. Estacionamento por trás do castelo). 

Espaço - 4 (em lajes de xisto e ao longo da ribeira, mais afastados da piscina). 

Enquadramento natural - 5 (excelente aposta da câmara nos percursos pedestres, interligando as aldeias de xisto ao centro da vila, associando desporto, cultura e lazer).

Enquadramento histórico - 5 (castelo, centro interpretativo, ermidas, centro histórico da Lousã  com belos edifícios brasonados, arquitetura tradicional e museus). 

Total: 31 pontos.








Sem comentários: