Ouço tambores na rua desde manhã cedo. Amerigo, o rececionista do albergue, diz-me que são as contrade, confrarias da cidade. Atuam todos os domingos. Homens trajados medievalmente desfilam na rua, atiram bandeiras muitos metros acima e seguram-nas acrobaticamente sem as deixar cair no chão. As esposas, namoradas, familiares, amigos, assistem. Identificam-se pelo lenço ao pescoço com os mesmos símbolos e cores da bandeira. Desfilam pelas ruas do centro. A confraria Nobilissima Contrade de Nicchio é uma das dez de Siena que disputarão entre si o Palio, a corrida de cavalos que se realiza apenas duas vezes por ano na imensa piazza del campo.
Será que algum destes jovens que passa por mim representará o seu bairro na corrida?
Realiza-se desde o século XIII, nos dias de Nossa Senhora da Aparição e de Nossa Senhora da Assunção, 2 de Julho e 16 de Agosto, respetivamente. Dão três voltas ao palio. Ganha, como em todas as corridas, o cavalo que primeiro chegar ao fim, mesmo que o jockey tenha caído. É o momento em que as rivalidades ficam ao rubro, os confrades cantam o hino nas arquibancadas e vibram. A praça fica apinhada.
A tradição é levada muito a sério. Vencer a corrida é um momento único de glória.
Começa a tocar o órgão de tubos. Estou sentado na catedral a aguardar a visita guiada à Porta del Cielo. Observo as abóbadas estreladas, os vitrais, os frescos, o mármore do púlpito gravado com cenas da vida de Cristo, o mármore verde-e-branco das colunas que sustentam as ogivas, a profusão de outros mármores nas esculturas, lápides e capelas.
Não sei o que esperar e não há muito mais a dizer depois de ter visitado a biblioteca Piccolomini, o museu, o batistério e a cripta. É avassalador o trabalho realizado ao longo dos séculos, as camadas arquitetónicas e correntes artísticas que se sobrepuseram e criaram efeitos magnificentes.
|
Torre del Mangia |
As torres, comuns em cidades como San Gemignano, Siena e Florença, tinham inicialmente função defensiva e depois, por imposições legais, com a evolução dos regimes políticos da baixa idade média para repúblicas independentes, passaram a sinal de status. Devido à obrigatoriedade de viver na cidade para fazer parte do seu governo, as famílias aristocráticas mudaram-se para intramuros. A falta de espaço nas densas malhas urbanas medievais, fez com que ocupassem verticalmente o que faltava ao nível do solo.
|
Torre del Mangia e o Palazzo Pubblico |
|
Duomo |
|
Piazza del Campo |
|
Torre del Mangia e Palazzo Pubblico |
|
Duomo |
|
Interior do Duomo |
|
Interior do Duomo |
|
Libreria Piccolomini |
|
Interior do Duomo |
|
Museo dell'Opera-obra de Sodoma (Giovanni A. Bazzo), Cristo Morto |
|
Sano de Pietro, Predica de São Bernardino na Piazza del Campo |
|
Vitrais de Ghirlandaio |
|
Homem da Contrade |
Sem comentários:
Enviar um comentário