segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A Florença de Dante


Estátua de Dante Alighieri, piazza della crocce

A Igreja Cristã inventou o purgatório para justificar as   indulgências que recebia dos fiéis,  desta forma enriquecia e lucrava prometendo aos crentes o lugar no céu. Dante Alighieri (Florença, 1265 – Ravena, 1321) era fervorosamente cristão. Filho de burgueses, apoiantes do papado romano, ficou chocado quando em Roma verificou que as indulgências eram um modo de acumulação de riqueza, absolutamente contrária aos mandamentos dos evangelhos.  No purgatório eram colocados em  lista de espera os que ainda não tinham comprado a indulgência. O ardil influenciou a cultura cristã que acredita no purgatório, no céu das almas pias e castas e no inferno dos ímpios.

O poeta Florentino foi perseguido pelo Papa Bonifácio VIII que o condenou à morte por decapitação e o obrigou ao exílio. No Poema A Divina Comédia o papa é colocado no Inferno. No céu está a sua musa inspiradora, Beatriz de Portinari.

A obra é uma viagem espiritual e autobiográfica do autor, reflete as convulsões sociais e políticas da época, o seu exílio e fuga permanente.  Cervantes, três séculos mais tarde, no D. Quixote de La Mancha, ecoa essa demanda amorosa e platónica na personagem de Dulcinea de Toboso, que o cavaleiro toma por musa inspiradora.  Em tempos de guerra, perseguições e intolerância religiosa, ambos os autores procuraram  conforto e tranquilidade,  transformando lugares reais em cenários literários, tendo a paixão  como força propulsora da sua obra. Na minha interpretação: “só o amor é capaz de salvar”. Amor este que nada tem a ver com Deus. É Íntimo e pessoal. Nestes gigantes universais, sublimado através da literatura em duas obras-primas. 

O moderno estado italiano, resultante da unificação das  diferentes entidades políticas da península,  adotou  o vernáculo do poeta, como língua oficial do país. O léxico das 2000 palavras mais comuns na Divina Comédia deve  ser entendido por qualqier italiano. 

Florença é a cidade de Dante. A piazza della Crocce é onde se representam regularmente os cantos da obra.

Interior da Basílica de Santa Crocce

Piazza  della  Crocce



O interior  da Basílica de Santa Crocce 

O interior da Basílica de Santa Crocce
Túmulo de Dante, basílica de Santa Crocce
Estátua de Dante, Galleria Dell`Ufizzi

Sem comentários: