domingo, 28 de outubro de 2018

Trilho da Mesa dos 4 Abades




O mosteiro de Refoios do Lima tem uma fachada barroca. Estão muitos carros na rua. É Domingo de manhã e deve haver missa. Mais à frente começa a subida por uma estrada alcatroada, curva e contracurva, até à aldeia da Vacariça.
O trilho começa na estrada da capela de São Sebastião e leva-nos à aldeia da Cruz. Passamos por prados, pequenos bosques de carvalhos e criptomérias, eucaliptais, charcos e campos revolvidos pelos javalis à procura de raízes. Abrimos caminho pelo meio de giestas densas.   No miradouro do Penedo Branco a panorâmica é muito abrangente, quilómetros de serras, aldeias, o rio Lima serpentando pelo extenso vale, contornando morros e serras até Viana do Castelo, com o monte e o miradouro de Santa Luzia – um minúsculo pontinho branco sobre a cidade.  O mar ao fundo.
Na aldeia da Cruz paramos para almoçar no único café da terra. A dona fala-nos de cogumelos e da marmelada que fez com eles. Juntamos as cadeiras e os bancos de plástico cá fora e improvisámos um picnic. O tempo a ameaçar chuva e o vento forte não nos demovem, nem mesmo o cãozinho que fareja a nossa comida e as mochilas à procura  de um pedaço de chouriço e o chichi que fez numa das mochilas. No fim do almoço bebemos um “chiripiti” - tradição dos Calcantes.
 A mesa e as cadeiras de granito dos 4 abades são pequenas. É suposto os abades serem homens corpulentos e pançudos, é difícil imaginar como é que caberiam aqui. Apanham-se tortulhos, há quem tenha dúvidas se são dos que se comem “apenas uma vez” ou “várias vezes”. Estes eu conheço, não tenho dúvidas: são comestíveis. São o Macrolepiota procera.
Fazemos duas invertidas, tiramos a fotografia de grupo e seguimos até ao “carvalho Rachado”, nome dado na hora depois de descobrirmos que estivemos a lanchar debaixo dos ramos da copa, em vias de se quebrar.
Um grupo de cavalos selvagens olha-nos de longe. Passa por nós a correr.  Voltamos a encontrá-los mais à frente, observando-nos novamente a uma distância segura.
No fim, temos dúvidas quanto à distância percorrida: um GPS indica 16 Km, outro um pouco menos e outro, aproximadamente 13 km. Concluímos que os 13 km foram a distância mais provável.
O vale do rio Lima, Ponte de Lima, Viana do Castelo, o mar... uma panorâmica incrível deste lugar.

Início do trilho

A neve no topo do Soajo





Aldeia da Cruz

A mesa dos 4 abades

Aldeia da Cruz

Mais uma panorâmica incrível do rio Lima serpenteando entre os vales


O marco Geodésico do Penedo Branco


Sem comentários: