sábado, 1 de junho de 2024

Ensemble Resonet (no mosteiro de Grijó)

Programa do 30.º FIMGPrograma do 30.º FIMG


O alaudista Fernando Reyes, fundador do Ensemble Resonet, apresenta a  origem, contexto musical e histórico dos temas tocados. O nome do apóstolo nas  diversas línguas europeias, Giacomo, Jaques, James, Tiago,  deriva da raiz comum: Xaco, Jaco, Yago, originando o termo “Chaconas”: as Cantigas de Santiago.

Levadas pelos peregrinos aos respetivos países, adquiriram caráter sagrado e litúrgico. Representadas em  cerimónias religiosas e profanas, improvisadas nos convívios e celebrações espontâneas dos peregrinos que se encontravam no caminho. Tematicamente diversas, o Ensemble agrupou-as em cinco séries: A Canção do Bom Camiño; A Canção da Boa Vida; A Canção do Amor e da Morte; A Canção do Paraíso; A Canção de Santiago.

Grandes compositores europeus do  renascimento compuseram  Chaconas, baseando-se nos seus ritmos e melodias características.  Ouviram-se temas de Cláudio Monteverdi e de outros autores menos famosos. Destaco a Canção do Amor e da Morte, da autoria de Robert de Visée, 1699, cantada na língua original, o Francês,  pela soprano Mercedes Hernandéz. Entendi partes da letra: falava do amor absoluto e incondicional, de paixões trágicas  marcadas pela morte. Foi o momento mais arrebatador. Pesquisei no Youtube e o mais parecido que encontrei foi este instrumental.  Não me atrevi a fazer a gravação durante o concerto.

Concerto de abertura do 30.º Festival Internacional de Música de Gaia, de entrada gratuita. Realizado no majestoso cenário da nave do mosteiro de Grijó, perante um público que não a encheu. Cerimónia bem diferente das missas habituais realizadas na nave,  elevando a mente e o espírito a níveis próximos do divino, alcançando o que as epístolas não conseguem. 

Fotografias retiradas do Facebook do FIMG (Aqui)





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