O percurso começa no parque de merendas do Capelo, um local com muita sombra e condições excelentes para pic-nics. Ali próximo fica a zona balnear do Varadouro, outro excelente local para depois do pic-nic dar um mergulho.
Quanto ao percurso, fiz alguma confusão, porque no desvio para a Furna Ruim havia uma outra placa que indicava Cabeço Verde, fiquei sem saber qual seguir. Fui ao cabeço verde e voltei para trás. Segui a indicação Furna Ruim, Caldeirão.
O tempo sombrio e com pouca visibilidade tirou-me a vontade de caminhar, não deu para tirar fotografias nesta parte do trajecto. Segui pelo cabeço do Canto onde se tem uma panorâmica do Vulcão dos Capelinhos. Aqui o tempo começou a melhorar e terminei o percurso com bom tempo. Segui um pouco mais pelo trilho dos dez vulcões que coincide com este na parte final, terminando no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.
O bilhete para o centro Interpretativo custa 10€, nele se pode observar um filme em 3D sobre a origem vulcânica das ilhas dos Açores, hologramas , testemunhos da erupção e outras histórias dos vulcões e geologia do planeta, sempre com interactividade e imagens esclarecedoras.
A erupção do vulcão foi a última grande erupção vulcânica dos açores. Começou em finais de 1957 e prolongou-se durante um ano, aumentando a área do ilha em mais dois quilómetros quadrados . É um exemplo recente de como todas as outras ilhas se formaram. Provocou alterações no modo de vida dos Faialenses levando milhares à emigração.
A zona dos Capelinhos mantem a atmosfera primordial de cinza e lava, apenas nos locais mais abrigados alguma vegetação rasteira começou a surgir. Ao fim de muitas dezenas de anos toda esta zona estará coberta de verde, tal como aconteceu em todas as outras ilhas do arquipélago.
Sem comentários:
Enviar um comentário