sábado, 4 de abril de 2015

Caminho Português de Santiago: Etapa, Grijó - Porto


Sé do Porto
Resolvi repetir o caminho de Santiago, de Grijó ao Porto. Fi-lo há uns anos atrás  ( ver o meu post de 2 de Julho de 2009). Nestes anos decorridos muitas coisas importantes aconteceram, nomeadamente a inauguração de um albergue de peregrinos em Grijó, o que muito me orgulha. Parabéns à Confraria dos Amigos de Santiago de Grijó pelo excelente trabalho que têm feito em prol do caminho e da sua divulgação.
É com alegria que vejo peregrinos de vários países a passar de mochila às costas. Geralmente abrando o carro, dou uma buzinadela, ponho a cabeça de fora e desejo-lhes Bom Caminho. São uma lufada de ar fresco numa terra pouco habituada a vê-los.
Confesso que não conheço o albergue, nem as suas condições - foi inaugurado em Junho de 2014. Os contactos estão na entrada, os peregrinos só têm que telefonar.
Iniciei o caminho na Capela de Santa Rita, uns 900 metros antes do Albergue, que se encontra mesmo à face da estrada, e segui as setas amarelas até ao Porto. Está sempre muito bem sinalizado e não tem nada que saber. O trajeto sofre, contudo, dos defeitos de caminhar por estrada em Portugal. Muitas vezes não há passeios, quando existem são estreitos, há viaturas constantes, muito barulho e fumo, em detrimento de melhores condições para os peões.
Na serra de Canelas, em dias de calor, o peregrino sujeita-se a apanhar muito pó, devido aos trilhos marcados pelos inúmeros motards e BTTistas que vão para ali, principalmente aos fins –de-semana. Também aqui apanhei ruídos de motas que faziam cross.  
Contudo, a melhor parte do trajeto é mesmo esta, logo no inicio da Serra há um estradão comprido de empedrado, que atravessa mato com muitos sobreiros. Um recanto bucólico, mesmo ao pé do Porto, a merecer uma intervenção no sentido de promover este valioso recurso natural.
As freguesias semi rurais de Grijó, Sermonde e Perosinho são as ultimas onde ainda é possível, por vezes,  encontrar algum sossego e tranquilidade antes da caminhada final até ao Porto. Chegado à Estrada Nacional 1, logo após a Serra da Canelas, não mais há sossego. O Caminho faz-se sempre dentro da malha urbana do grande Porto, cada vez mais densa, até ao centro da cidade. Para mim foi desagradável e só mesmo a vontade de querer verificar as condições do caminho, me fez realizar o percurso.
Há uma alternativa de caminhar mais dois quilómetros pela serra de Canelas e entrar na estrada nacional mais à frente, junto ao viaduto da auto estrada. É uma questão de estar atento às setas amarelas e fazer o desvio no sítio certo.
Há muitas tascas, mercearias e cafés. Para um caminhante como eu, que saiu de casa no próprio dia, não é necessário ir carregado com água e comida, os locais para abastecimento são muitos, a não ser que seja feriado ou domingo.
É incrível chegar ao porto. A panorâmica sobre a cidade é sempre comovente e incansável de ser vista, creio que para todos os que estão emocionalmente ligados a ela, como é o meu caso.
 “Do alto destas pirâmides 5000 anos de história nos contemplam”, disse napoleão quando conquistou o Egipto. Eu digo, emocionadamente, olhando a Ribeira do Porto e o Rio Douro do tabuleiro superior da ponte, que centenas de séculos de História nos contemplam. É história que se respira quando se vê um local tão antigo e charmoso, cujo perfil ribeirinho pouco deve ter mudado desde o século 14. Deve haver poucos locais em que história, natureza e arquitetura se complementam tão harmoniosamente.
O Porto está cheio de turistas e ainda bem. Ouço falar muitas línguas quando atravesso a ponte. Termino a caminho no interior da Sé, sento-me e descanso. Regresso a casa de camioneta. Ao sábado é chato, os transportes públicos são mais irregulares.
Os peregrinos que continuam caminho até Santiago encontrarão muitos outros pontos com  interesse e história.
Para conhecer as características técnicas do trilho, clique aqui, no site do Wikiloc.
Capela de Santa Rita, Grijó

Detalhe da entrada no albergue de grijó com os contactos necessários para os peregrinos. Reproduzo o que está escrito:
para aceder por favor contacte 968 702 769 - 911 055 202
to access please contact 00351 968 702 769 - 00351 911 055 202

A avenida do Mosteiro de Grijó


Palavras para quê

Torres da igreja de São Lourenço, vistas a partir do terreiro da Sé
Nave da Sé

Tabuleiro superior da ponte D. luís
Avenida D. Afonso Henriques, ao fundo a igreja dos Congregados
Porto, Porto, Porto
Ponte D, Luís
Que mais posso dizer