Distância: 22,7 Km
Chegado a Ponferrada, a minha prioridade é encontrar o Albergue de Peregrinos para comprar a Credencial. Mostro o meu BI e pergunto ao hospitaleiro se tem alguma sugestão para me dar.
- Não te preocupes Paulo. Há muitos albergues a partir de Villafranca Del Bierzo, hás-de arranjar lugar, se não for num albergue há-se ser no outro.
Pago 1 € pela credencial e agora acho que não me falta nada para iniciar o caminho.
Os picos nevados das montanhas de Ancares estão sempre presentes ao longe e passo entre pomares e vinhas mais para o fim da etapa. Esta é uma região produtora de vinhos.
Não consigo reflectir muito no caminho, só quero chegar e comer. Estou com fome e sinto-me estranhamente cansado. É a primeira etapa e apesar de ser curta, o meu corpo ainda não se adaptou.
Chego a Villafranca del Bierzo ao fim da tarde. Alojo-me no albergue municipal e de seguida procuro um restaurante para jantar. È Quinta – Feira Santa. Tenho dificuldades em encontrar um lugar calmo porque todas as famílias vieram para a rua, os homens andam de fato e gravata e as mulheres com vestidos de noite, todas bem pintadas e aprumadas. Os bares estão cheios de pessoal a beber vinho e uma limonada tradicional desta época. Por fim consigo arranjar um lugar livre num restaurante com muita agitação.
Quando saio para a rua está-se a iniciar o cortejo da Semana Santa. Há alguns milhares de pessoas a assistir.
- Então é por isso que toda a gente anda muito bem vestida!
Espanha tem muita tradição e convívio nas Festas da Semana Santa. Nestes rituais solenes e sérios, que lembram o calvário e a morte de Cristo, come-se e bebe-se muito bem. Há a ideia comum de que a religião inibe o divertimento e o convívio, mas pelos vistos não. Em Espanha é um motivo para vir para a rua celebrar e gastar em bares.
Castelo de Ponferrada |
A distância que terei que percorrer desde este ponto, albergue de Ponferrada |
Ponferrada |
Albergue de Villafranca del Bierzo |
A minha primeira cama do caminho |
Bom CAMINO companheiro, e que o tempo seco te acompanhe! Um abraço, Pimenta.
ResponderEliminarIndividualização prazeroza neste espaço, reflexôes deste modo realção ao indivíduo que reflectir aqui .....
ResponderEliminarEscreve muito mais do teu espaço, aos teus amigos.